Alunos da APAE participam de visita guiada na Pinacoteca

A Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu teve a honra de receber na manhã desta quinta-feira, 07, 65 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Botucatu, a APAE.

O grupo, que também contou com profissionais da instituição, visitou as cinco exposições abrigadas pelo mais novo espaço cultural da Cidade, com destaque para a “Figura e Modernidade”, do artista francês Auguste Rodin, que faz parte do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

“O atendimento é diferenciado conforme a idade ou necessidade dos visitantes. Essas visitas envolvem, além da explicação das obras e do prédio, a realização de desenhos, apresentação de peças teatrais e até a e confecção de objetos com massa de modelar”, explicou Cláudia Bassetto, diretora de patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura.

A iniciativa faz parte de um projeto educativo da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como objetivo dar acessibilidade e proporcionar a inclusão de pessoas com necessidades especiais nos espaços culturais botucatuenses.

“Foi muito emocionante ver o apreço dessa galera com as obras de artes. Creio que a missão da Pinacoteca Fórum das Artes passa também pela inclusão, por proporcionar a todos, sem exceção, o acesso a materiais tão ricos culturalmente”, afirmou a secretária municipal de Cultura, Cris Cury Ramos.

Além da exposição de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida de Rodin, a Pinacoteca Fórum das Artes abriga ainda as seguintes exposições:

– A CASA: jogos de luz & cor – exposição individual da artista botucatuense Amélia Piza;

– Memorial Itajahy Martins – gravuras e objetos do artista botucatuense, fundador do MAC;

– Diálogos em contexto – primeira exposição de longa duração do acervo do MAC;

– Conexão Gráfica – exposição de gravuras na Galeria Fórum das Artes.

A Pinacoteca tem recebido grupos para visitas educativas diariamente. Até o momento 11 mil visitantes já passaram pelo local, que funciona de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 11 às 17 horas.

Para o agendamento de visitas educativas, os interessados podem entrar em contato presencial ou pelo telefone (14) 3811-1481, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, ou ainda pelo e-mail forumdasartes@botucatu.sp.gov.br.

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.