A família Sanchez ouviu um estrondo que pensou tratar-se de um relâmpago. Nada disso. Afinal, tratava-se de uma cratera com cerca de cinco metros de diâmetro, cheio de água, nos terrenos agrícolas da família, em Santa Maria Zacatepec, no México. A explicação ainda está por chegar.
A cratera cresceu exponencialmente, ‘comendo’ vários metros por dia. Muitos pedaços de terra foram caindo – como é possível ver no vídeo em baixo -, a e a água até já forma pequenas ondas, conta Magdalena Xalamihua, uma das pessoas que ali vive. Uma semana depois da descoberta, o buraco já excede os 100 metros de diâmetro, tem uma profundidade de 20 metros e já chegou à casa da família Sanchez.
Água desaparece durante uma hora
Os especialistas apontam uma falha geológica ou variações no teor de água do solo como causas para o fenómeno. Mas o mistério não fica por aqui: entre as três e as quatro horas da manhã a água desaparece.
A vala de origem desconhecida continua a despertar muita curiosidade e há quem se desloque ao local só para apreciar in loco o fenómeno. Além dos curiosos, há quem aproveite para fazer negócio com venda de comida e água no local.
fonte | imagens: www.impala.pt