Avião capota durante o pouso em Toronto, no Canadá

Imagens feitas do aeroporto de Toronto, no Canadá, registraram o momento em que um avião capotou ao pousar no aeroporto na segunda-feira (17).

O acidente ocorreu na tarde de segunda no aeroporto de Toronto Pearson, o maior do Canadá.

As imagens mostram o momento em que o avião, um jato modelo CRJ900 da Delta Airlines, se aproxima do aeroporto, que estava com muita neve. Ao tocar o solo, a aeronave sofre um desequilíbrio, o que faz com que uma das asas, a direita, bata no chão e pegue fogo imediatamente (veja vídeo acima).

Com a explosão, o avião vira para o lado direito e, então, capota. As chamas são contidas logo depois.

Apesar do fogo e de o avião ter ficado de cabeça para baixo, as 80 pessoas a bordo, incluindo passageiros e tripulação, conseguiram sair da aeronave, mas 18 pessoas ficaram feridas, três delas com gravidade, incluindo uma criança.

Até a última atualização desta reportagem, autoridades ainda não haviam informado se as causas do acidente já são conhecidas. Também não havia informações sobre o estado de saúde dos feridos.

O Conselho de Segurança de Transporte do Canadá investiga o caso.

A aeronave, um Mitsubishi CRJ-900LR, capotou por volta das 14h15 no horário local (16h15 em Brasília). O voo DL4819 vinha de Minneapolis, nos Estados Unidos, e era voo operado pela Endeavor Air, subsidiária da Delta.

Segundo a a ministra dos Transportes do Canadá, Anita Anand, os três feridos com gravidade são uma criança, um homem de cerca de 60 anos e uma mulher na mesma faixa de idade. Eles foram levados de helicóptero para hospitais da região.

O primeiro-ministro da província de Ontario, Doug Ford, se manifestou em sua conta na rede social X: “Estou aliviado por não haver mortos após o incidente em Toronto Pearson. Autoridades da província estão em contato com o aeroporto e as autoridades locais e fornecerão qualquer ajuda necessária”.

Condições climáticas

CRJ900, avião que se acidentou no Canadá — Foto: Editoria de Arte/g1

 

Uma das hipóteses para o capotamento levantada por especialistas era de que uma forte rajada de vento cruzado — o chamado “crosswind”, que bate na lateral da aeronave quando ela está perto de pousar — pudesse ter desestabilizado o avião e provocado o capotamento.

 

“O que podemos dizer é que a pista estava seca e não havia condições de vento cruzado”, afirmou Aitken na noite de segunda-feira.

Um dos passageiros do voo da Delta, identificado pela imprensa local como John Nelson, afirmou que “era perceptível que as pistas do aeroporto estavam em uma condição estranha”. Ele relatou também que o pouso foi “duro”, com uma forte batida da aeronave no solo, e que o avião derrapou e capotou em seguida — como mostraram as imagens do momento do acidente.

“Quando pousamos, batemos com muita força, batemos no chão e o avião saiu de lado e acredito que derrapamos para o lado e depois viramos de ponta-cabeça”, disse.

A região de Toronto tem enfrentado fortes nevascas nos últimos dias. Segundo o Serviço Meteorológico do Canadá, o aeroporto enfrentava ventos com velocidade de até 65 km/h na segunda-feira, e a temperatura era de aproximadamente -8,6°C.

Avião da Delta é visto de ponta-cabeça em pista do aeroporto Toronto Pearson, no Canadá — Foto: Arlyn McAdorey/Reuters

Reprodução do voo no site FlightRadar24 — Foto: Reprodução

                                  Reprodução do voo no site FlightRadar24 — Foto: Reprodução

Veja nota da Delta na íntegra:

“O voo 4819 da Delta Connection, operado pela Endeavor Air com uma aeronave CRJ900, sofreu um acidente envolvendo apenas a própria aeronave no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto (YYZ) por volta das 15h30 (horário do leste dos EUA) nesta segunda-feira. O voo partiu do Aeroporto Internacional de Minneapolis-St. Paul (MSP).

Relatos iniciais indicam que não houve vítimas fatais. Vários passageiros com ferimentos foram levados a hospitais da região. Nosso foco principal é prestar assistência aos afetados.

A bordo do voo estavam 80 pessoas no total – 76 passageiros e quatro tripulantes.

O aeroporto YYZ [Toronto Pearson] foi fechado pouco depois do incidente. A Delta está em contato com clientes que viajariam de, para ou por YYZ e recomenda que monitorem o status de seus voos pelo aplicativo Fly Delta.

A Endeavor Air é uma subsidiária integral da Delta Air Lines, com sede em Minneapolis.”

Fonte: G1

Foto: Reprodução

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.