Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas precisa de doações

Para manter a estabilidade dos estoques, o Banco de Leite Humano (BLH), pertencente à Gerência Técnica de Nutrição e Dietética (GTND) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), precisa de doações de leite materno.

Nutricionista e responsável técnica do BLH do HCFMB, Angélica Almeida relata que, em fevereiro deste ano, foram doados 31 litros de leite, 15,5% a menos do que a média dos meses anteriores. Até a terceira semana de março, foram coletados 28 litros. “Estamos com um número elevado de internações e de pedidos de leite humano pasteurizado pela UTI Neonatal. Com isso, há uma maior rotatividade nos estoques”.

Atualmente, 23 doadoras realizam este gesto de amor com frequência, e cada doação faz a diferença, como aponta a Gerente Técnica de Nutrição e Dietética do HCFMB, Marina Nogueira Berbel Bufarah. “As doadoras são muito importantes porque trazem amor em forma de alimento para as mães que não conseguem oferecer leite suficiente aos seus bebês”.

Como doar?

Para realizar a doação, a lactante precisa estar amamentando e ter leite em excedente, estar em boas condições de saúde, não ser usuária de droga nem fumante, não usar álcool e medicamentos contraindicados para amamentação, não ter recebido transfusão de sangue nos últimos seis meses e não estar com sintomas gripais.

O leite humano é rico em nutrientes importantes para os pequenos pacientes, principalmente aos prematuros, aos recém-nascidos com baixo peso ou que tenham alergia a alguma fórmula industrializada. Antes de ser distribuído aos bebês, o leite doado passa por um processo rigoroso de qualidade.

Quem tiver interesse em colaborar com o BLH do HCFMB, é necessário entrar em contato pelos telefones (14) 3811-6410, (14) 3811-2828 ou (14) 99799-8289. O BLH fornece o kit para a doadora, contendo máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com todas as explicações da doação. Semanalmente, é realizada uma visita domiciliar para retirada do leite na residência da doadora.

Cada gota de amor pode salvar muitas vidas: seja uma doadora!

JORNAL HCFMB

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.