Batalha Judicial reconheceu que Eleição do Sindicato dos Empregados do Comércio de Botucatu foi irregular

A Justiça do Trabalho reconheceu no último dia 07 de março de 2023 que a eleição que elegeu a atua diretoria do Sindicato dos Empregados do Comércio de Botucatu e região foi irregular.

Após anos de batalha judicial, a Justiça reconheceu que a atual diretoria agiu ilegalmente ao não autorizar a participação de uma chapa de oposição.

A ação anulatória da Eleição Sindical foi promovida em face do Sindicato dos Empregados do Comércio de Botucatu e seu representante na figura do atual presidente Sérgio Ortiz.

Segundo a advogada Dr.a Kátia Fernanda Alvarenga, disse que “Na oportunidade, em setembro de 2019, a diretoria atual negou a inscrição da chapa de oposição, com justificativas ilegais de suposto desrespeito ao Estatuto Social. Com isso, concorreu sozinha, sem oposição, se declarando vencedora do processo eleitoral.”

Ocorre que a Justiça reconheceu a ilegalidade e declarou a nulidade do processo eleitoral. Com isso, determinou que o Sindicato realize, em cento e vinte dias, novas eleições, sob pena de multa diária de R$ 500,00.

Os membros da diretoria atual comandam o Sindicato dos Empregados do Comércio há décadas. Empregados da categoria buscaram participar das eleições e de forma democrática realizar renovação em busca de melhores condições de trabalho para os comerciários. Porém, foram ilegalmente impedidos de participar.

Na ocasião, em setembro de 2019, vários membros da chapa de oposição acabaram perdendo seus empregos. Ainda assim, o grupo permanece unido e fortalecido, em busca de Justiça.

O sindicato representa a categoria e todos os comerciários que possuem interesse em colaborar são bens vindos. As expectativas com a nova eleição são as melhores possíveis tendo em vista o reconhecido pela Justiça e do Ministério Público em prol da categoria para que dessa vez ocorra uma eleição pautada na lisura e democracia, o que não ocorreu no passado.

Em breve, espera-se que o sindicato promova as novas eleições e de forma democrática cumpra com as regras do Estatuto e da lei, conferindo publicidade ao processo eleitoral e permitindo que qualquer trabalhador que pertença a categoria possa participar das eleições.

O atual presidente Sergio Ortiz foi procurado pela nossa redação e não quis se pronunciar sobre o caso, dizendo somente que “só estamos fazendo nossa parte”

 

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.