Pela primeira vez o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) analisou as taxas de estupro e estupro de vulnerável por município, o que só foi possível graças à melhoria da qualidade da informação fornecida pelas Secretarias de Segurança Pública e/ou Defesa Social. A lista divulgada na Edição 18a. do Anuário Brasileiro de Segurança Pública realizado pela Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2023, apresentou as 50 cidades com maiores taxas de violência sexual entre as cidades com população igual ou superior a 100 mil habitantes.
As taxas foram calculadas a partir da soma do número de vítimas de estupro e estupro de vulnerável informadas nas bases de dados compartilhadas pelos gestores de estatística dos estados e DF.
A maior taxa de estupro/estupro de vulnerável do Estado de São Paulo ocorreu em Botucatu que ficou na 39° posição com 67,5 estupros para cada 100 mil habitantes.
No rancking também estão Barretos (46° com 62,9 casos) e Ourinhos (50° lugar com 60,6 casos). Apenas essas três cidades paulistas constam do ranking das 50 cidades com mais elevadas taxas de violência sexual do país em 2023. No entanto esse número poderá ser ainda maior, pois, conforme o registro da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Botucatu teve 94 registros de estupros em 2023, tendo maiores prevalências meses de janeiro (13), agosto (13), março (12) e outubro (10).
Desse total de crimes sexuais, 67 foram estupros de vulneráveis e 27 estupros a maiores de idade.
Fonte: https://forumseguranca.org.br/
Foto: Reprodução