Itatinga: Ação integrada flagra descarte de carcaças de frango perto de rio

Uma operação integrada realizada nesta terça-feira (6), em Itatinga, flagrou o descarte irregular de carcaças de frango em uma área rural de plantio de cereais distante cerca de 100 metros das margens do rio que abastece a população da cidade. O proprietário da empresa responsável pela irregularidade será alvo de inquérito policial por causar poluição de qualquer natureza, crime previsto na Lei de Crimes Ambientais.

A chamada Operação Manancial foi deflagrada pela Polícia Civil, por meio do Grupo de Investigação em Área Rural (Giar) II da Delegacia de Itatinga, e contou com a participação de agentes da Sabesp, Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, Polícia Militar Ambiental e Polícia Científica.

As diligências foram feitas a partir de denúncia informando que o arrendatário de uma granja do município estaria descartando carcaças de frangos em sua empresa, de maneira inadequada, enterrando-as em uma área de plantio de cereais próxima ao rio que abastece a população itatinguense.

Após realizarem o levantamento prévio do local, e obterem mandado de busca, as equipes ingressaram na propriedade e encontraram dois pontos de descarte irregular de carcaças de frango, que foram periciados pelo Instituto de Criminalística (IC) e Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.

“Graças ao trabalho integrado realizado pelas forças de segurança e a Sabesp, o descarte irregular foi interrompido em sua fase inicial, evitando maiores danos ao meio ambiente e a consequente contaminação da água que abastece a população itatinguense”, ressaltou a Polícia Civil, em nota.

“Todo o material arrecadado durante a operação será encaminhado aos órgãos competentes para que estes adotem as providências administrativas devidas, subsidiando o inquérito policial instaurado pela autoridade policial visando à investigação de eventual prática do crime previsto no artigo 54 da Lei 9.605/98, que consiste em causar poluição de qualquer natureza”, completa.

Fonte: JCNET
Foto: Rerodução

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.