HCFMB, Prefeitura e Unesp Botucatu anunciam convênio para realizar 20 mil testes de COVID-19

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) estabeleceu hoje em uma reunião com a Prefeitura Municipal, com a Unesp Botucatu e empresas da iniciativa privada um convênio que visa a ampliação dos testes de COVID-19.

Cerca de 20 mil testes serão realizados pelo Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro do HCFMB ao longo de quatro meses. A realização dos testes será iniciada imediatamente amanhã, 31, prioritariamente em pacientes graves internados no HCFMB e em profissionais da saúde com sintomas gripais.

A iniciativa, inédita até então, tem o objetivo de enfrentar a epidemia do modo mais eficaz: testando. Segundo o infectologista do HCFMB, Dr. Carlos Magno Fortaleza, a rápida identificação e isolamento dos infectados com COVID-19 e das pessoas que com eles convivem é essencial para reduzir o impacto da pandemia.

“O HCFMB já conta com 500 kits do teste considerado padrão-ouro (RT-PCR), que identificam o coronavírus, para os pacientes graves e internados. Esse é um esforço inédito para combate à COVID-19, e posiciona nossa cidade na vanguarda dessa luta”, disse Dr. Carlos Magno.

O Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi, acredita que o acordo selado hoje desta ação pioneira será essencial na luta do HCFMB contra o coronavírus. “Esta parceria fortalece ainda mais nossa assistência, que está trabalhando incansavelmente para atender todos os pacientes que precisarem do HC neste momento”, afirma.

Critérios para testagem

Os critérios para a realização de testes na população em geral, após a testagem do grupo prioritário (internados graves e profissionais da saúde) serão os seguintes:

1 – Pessoas com sintomas gripais, que tiveram contato próximo com casos confirmados ou suspeitos de COVID-19;

2 – Pessoas com sintomas gripais, que pertencerem ao grupo de risco (idoso ou com doenças crônicas).

A iniciativa destaca a Prefeitura Municipal, o HCFMB, o Hemocentro e a Unesp Botucatu no cenário atual do combate ao novo coronavírus.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Últimas atualizações do Boletim Corona Virus para a região de Botucatu

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) atualiza suas principais informações desta sexta-feira, 11 de setembro: ...