‘Me senti mais segura’ – Amanda Vitória da Silva Felipe, de 26 anos, moradora de Cataguases (MG), contou com o apoio de uma intérprete de Libras durante todas as etapas do parto de seu primeiro filho, Nathan, ocorrido em agosto.
Surda de nascença, ela foi auxiliada por Hilmara Miranda Gomes, intérprete e amiga da família, que foi chamada pela mãe de Amanda após o rompimento da bolsa. Hilmara esteve ao lado da gestante por cerca de 15 horas, mediando a comunicação com a equipe médica.
Durante o trabalho de parto, Amanda sinalizou que não tinha mais forças para continuar, e a cesariana foi indicada pela médica, com consentimento claro da paciente por meio da linguagem de sinais. Amanda relatou que se sentiu mais segura para expressar seus sentimentos e dificuldades, como a dor intensa e o cansaço.
Após o nascimento, os profissionais de saúde aprenderam a sinalizar “Parabéns” em Libras para celebrar o momento com a mãe.
Hilmara permaneceu com Amanda até o fim da cirurgia, explicando cada etapa do procedimento, e retornou ao hospital no dia 11 para ajudar na orientação sobre a amamentação. Ela afirmou que sua prioridade era garantir que Amanda tivesse os mesmos direitos e uma experiência segura.
As duas se conheceram em 2023, durante um evento voltado à comunidade surda na Igreja Metodista Wesleyana, onde Hilmara atua como intérprete voluntária.
Fonte: G1
Foto: Hilmara Miranda Gomes/Divulgação