Censo: Brasil tem 57 mil pessoas morando em tendas e barracas e 1,9 mil, em veículos

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (06), apontam que 56,6 mil brasileiros vivem atualmente em tendas ou barracas feitas de lona, plástico ou tecido. Esse número representa 35,3% dos 160 mil moradores de domicílios improvisados no país, o que corresponde a apenas 0,03% da população total.

Os domicílios improvisados são aqueles não projetados para moradia, mas utilizados temporariamente pelos residentes. O IBGE destacou uma redução de 43% no número de pessoas vivendo em tais condições em comparação a 2010, quando havia 283 mil pessoas nessa situação.

Além disso, o levantamento revelou que a quantidade de pessoas em situação de rua não inclui aqueles sem qualquer tipo de domicílio. Por exemplo, atualmente, 1.875 mil brasileiros vivem em veículos, como carros, caminhões e barcos, e 27 mil residem em abrigos naturais ou outras estruturas improvisadas, como cavernas.

Foto: Reprodução

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.