Como lidar com o caos? (Covid-19)

Estamos vivendo em uma época de extrema pressão, incertezas e mudanças diante da ameaça que vem devastando nações, a pandemia Covid-19. Mesmo sabendo de forma antecipada dos acontecimentos e relatos de outros países anteriormente afetados, nós brasileiros, levamos um tempo para que a ”ficha caísse” e pudéssemos encarar a ”realidade” dessa ameaça tão real e cruel em nossas vidas.

Fato é, que entramos em uma fase de ”sobrevivência”, e para isso, mudamos totalmente nossas ”prioridades”. Agora, focamos em fazer a nossa parte como cidadãos, obedecendo as orientações de quarentena ou cuidados necessários de higiene para evitarmos as contaminações ou, aqueles que são da área de saúde ou mantimento, estarem prontamente exercendo suas funções em postos de saúde, hospitais, mercados, indústrias de materiais de higiene, alimentícias ou farmacêuticas, enfim, muitas vezes ”trêmulos” e cheios de incertezas internamente, devido ao risco pela exposição a um vírus letal e desconhecido.

Os que estão em casa de quarentena, temem de preocupação pelos que estão na linha de frente; e os que estão na linha de frente, alimentam a coragem de continuarem suas ações diante do caos, por amor aos pacientes que precisam de cuidados.

Inúmeras famílias separadas fisicamente para evitar a possível contaminação, cientistas e especialistas focados na melhora, cura ou contenção desse vírus tão letal e resistente; e as informações em tempo real de tantos acontecimentos, desgraças e mortes cruéis que assolam famílias e nações que de uma hora para outra, perdem suas vidas de forma tão solitária, agonizante e sem a possibilidade de despedidas ou funerais culturalmente esperados.

E o que você e eu podemos fazer diante desse caos?

Sentimentos de impotência, insegurança, agonia e desespero podem tomar conta de nossos corações de forma intensa, afinal, somos seres humanos! Mas, é preciso pensar em alguns pontos principais diante desse caos, para que possamos fazer o necessário para passar por tudo isso da melhor forma possível, então, vamos lá:

1 – Mantenha a calma!

Falar é fácil, mas, quando estamos mais calmos, conseguimos raciocinar melhor, então, pense no que é necessário para que você consiga se acalmar! Por um momento, ore, se derrame diante de Deus dizendo tudo o que sente e o que está acontecendo, e sim, Deus sempre ouve a oração daqueles que têm o coração sincero diante dele! Ouça uma música que você goste; veja um filme que te faça rir; ligue para alguém que você ama e que se importa com você, e sinta a sensação de dizer para alguém que sente sua falta; respire fundo e agradeça intensamente por você está vivo, independentemente da sua situação e contexto!

2 – Faça o necessário!

Se você é empresário ou empreendedor, cuide de seus funcionários, libere-os do trabalho para Home office ou negocie condições que sejam justas para você e para eles! Mas, não os coloque em risco, agora estamos pensando na ”sobrevivência” e isso inclui as ”pessoas em primeiro lugar” e a ”empresa em segundo”!

Compre apenas o necessário! Não sabemos o que enfrentaremos e como serão as próximas semanas e dias, então, mantenha a calma e saiba ”racionar” alimentos, recursos para suprir as necessidades básicas, e leve isso a sério! Não estamos de ”férias”, estamos todos lutando com a prevenção para que essa situação seja a mais breve possível, então, faça a sua parte!

3 – Não exagere! O equilíbrio é o que faz com que as coisas boas continuem sendo boas! Ou seja, não exagere nos alimentos, nas atividades, nas conversas, no repasse das notícias, e lembre-se: ”quanto mais próximo da sua rotina ideal você se manter, mais tranquilo ficará, porque seu corpo se sentirá seguro”.

Então, substitua sua rotina de trabalho por estudos e algo construtivo e preparativo para as próximas etapas! É fácil falar, mas no momento em que estamos vivendo, ”como não pensar nas pessoas, nos seus sofrimentos e ficar pensando em se preparar?” Sim, todos nós sabemos disso, mas pense e se conecte com as informações das mídias, apenas o ”suficiente” para você saber o que está acontecendo, sem exageros, e faça o que suas mãos puderem alcançar, ajudando ao próximo no que é possível, mas lembre-se, de não estar se colocando em risco, além do necessário!

E para isso, vamos lembrar de alguns textos Bíblicos: ”O prudente vê o perigo e esconde-se, mas o simples, passa adiante e sofre a pena” (Provérbios 22:3). Nem sempre podemos ”nos esconder”, quando se trata de trabalho ou algo que precise de você lá na ”linha de frente”, mas seja prudente, ”não chute o balde”, faça o que estiver ao seu alcance para que você não se coloque em risco, e também possa ajudar apenas no que é possível.

4 – Faça coisas produtivas com seu tempo!

Se você está em quarentena, aproveite para fazer o que sempre quis, mas dizia que nunca tinha tempo! Aproveite a família, leia livros, brinque com seus filhos, escreva cartas que possam ser posteriormente lidas, elogie mais, reconheça mais, ame mais, agradeça mais! Arrume sua casa, seus pensamentos e suas coisas! Seja mais humano e dê atenção para as pessoas que o procurarem, pois saiba que se elas estão procurando sua atenção é porque você pode ajudá-las nesse momento! Olhe para dentro de si mesmo, procure pensar em quem você é, como tem se comportado, o que pode melhorar dia a dia!

Se você encontra-se ”desesperado” em meio a dúvidas profissionais, procure responder a seguinte pergunta com toda a intensidade do seu coração:

  • Qual ideia incrível você precisaria ter para reerguer sua empresa diante dessa situação?
  • O que é preciso fazer para que tudo se acerte o mais rápido possível?
  • Quais seriam as 3 principais decisões para que os trabalhos principais continuem na empresa?
  • Como posso me readaptar, reaprender e me reinventar no contexto em que estou?

5 – Busque a Deus e Clame pela cura!

É incrível como somos frágeis, impotentes diante de situações como essas e de como é ”impossível não reconhecer as mãos do Criador” nesses momentos e de reconhecermos o quanto precisamos dele para tudo o tempo todo. Existem diversas passagens na Bíblia que nos mostram que Deus ouve a oração de todos os que o buscam em espírito e em verdade, de coração quebrantado, e mais do que isso, Ele pode mudar suas ações de acordo com nossas reações! Ou seja, vemos sempre a história se repetir ao longo dos tempos! Nem sempre podemos entender o ”por quê” das catástrofes ou doenças acontecerem, mas sabemos que são sinais descritos na Bíblia, que é a palavra viva de Deus e que revela tudo o que realmente precisamos! A vontade de Deus é que confiemos nele, e que possamos viver em comunhão e obediência aos seus preceitos e mandamentos fazendo o que agrada ao coração dele; mas, quantas vezes somos ”rebeldes” e desobedecemos e aos poucos, o caos vão se instalando dia após dia; e quando tudo se torna em exageros, algo sempre acontece para que tudo volte ao seu lugar.

Não sabemos como nós passaremos por tudo isso e até onde tudo isso se estenderá. O que sabemos, é que ”se Deus fizer, Ele é Deus, se não fizer, Ele é Deus”. Ou seja, Deus pode nos livrar, assim como livrou a Daniel na cova dos leões; ou pode não nos livrar, assim como tantos que perderam suas vidas diante de situações semelhantes. Mas, uma coisa é fato, nossa comunhão com Ele é que precisa estar em dia, para enfrentarmos o que vier daqui para frente.

Deus pode atender as nossas orações, assim como vemos: ”Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14).

O que Deus quer mostrar para você e eu nessa situação? Onde nos ”distraímos” no meio do caminho? Existe algo que é mais precioso do que as coisas que buscamos e onde estão nossos corações?

Quais caminhos maus nós estamos? A Bíblia é tão clara, mas nem sempre paramos para ler e pedir que o Espírito Santo nos oriente e nos revele espiritualmente quem somos e como estamos, e enquanto isso não acontece, nos esbanjamos em nossos próprios pensamentos e ego, deixando de buscar a face de um Deus que está disposto a nos receber, mas, que para isso, precisamos estar abertos porque Ele é Santo e nós, simples pecadores.

”E eu lhes darei um coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou o Senhor. Serão o meu povo e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração” Jr 24:7

Então, peça em oração onde você estiver, para que Deus se revele a você, e proteja a você e sua família a cada dia, pois, descansar nos braços de Deus, é receber a paz abundante de Jesus, na certeza de que ”onde você estiver, Ele estará com você”.

”E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).

Que Deus abençoe e proteja muito a você e a sua família!

Sandra RZ Bertotti – www.consultoriocoaching.com.br

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Últimas atualizações do Boletim Corona Virus para a região de Botucatu

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) atualiza suas principais informações desta sexta-feira, 11 de setembro: ...