Copa São Paulo, o abre alas da temporada do Futebol Brasileiro

Começa hoje a 53ª edição da Copa São Paulo de Futebol Junior, a tradicional Copinha. Se vivo fosse, hoje seria um daqueles dias para ouvir e vibrar com a frase: “ABREM-SE AS CORTINAS E COMEÇA O ESPETÁCULO“, dita por ninguém menos que o grande Fiori Gigliotti, o moço de Barra Bonita, considerado Pelé do Rádio Esportivo.

A Copinha que na verdade, nada tem de diminutiva, merece ser tratada como um grande espetáculo futebolístico. Se não bastasse a sua grandeza quantitativa, 128 equipes de todo o território nacional, divididas em 32 sedes espalhadas pelo Estado de São Paulo.

Ela traz no seu histórico, grandes revelações para o Futebol Brasileiro e Mundial, tais como: Rogério Ceni, Cafú, Júnior Baiano, Marquinhos e Silvinho; Falcão, Kaká e Neto; Dener, Neymar e Vinicius Junior… isso só para citar onze de minha preferência.

Como sempre, abrindo a temporada, essa de 2023, terá um atrativo a mais. Pois, é propícia à renovação do nosso futebol. Perdemos a Copa no Catar, a mais fácil das copas. Perdemos Pelé. Então, renovar é preciso. Com certeza eu não estou querendo afirmar que entre os 1500 jogadores, em média, os quais estarão desfilando o seu futebol pelos campos paulistas, iremos encontrar um novo Pelé.

Mas, quem sabe os deuses do Futebol não nos brindam com grandes surpresas e possamos, nessa Copinha, batear um diamante capaz de alicerçar, daqui quatro anos, uma grande conquista? Afinal desde 2002, não subimos no degrau mais alto do pódio.

Que venha a Copinha revelar a base para a nossa mudança, na busca de uma “Copona”.

Celso Coelho

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.