Programa Vizinhança Solidária da Polícia Militar ganhará reforço em 2020

Vizinhança Solidária é um programa que foi criado pela Polícia Militar em 2009. A idéia do programa foi de promover aproximação da comunidade com a Polícia Militar através da realização de reuniões periódicas entre vizinhos, com participação de representantes da polícia, para discutir ações de segurança, em destaque a prevenção primária.

O Programa pode ser implantado em qualquer cidade e bairro do Estado, é totalmente gratuito e prevê, entre outras ações, o treinamento de zeladores e porteiros, a verificação de pontos vulneráveis nas edificações, e a divulgação mensal de materiais de campanha com dicas de segurança.

O programa consiste em resgatar o entrosamento entre os moradores de uma mesma rua ou área com o objetivo de estabelecer um vínculo solidário como ferramenta para facilitar o policiamento preventivo, redução da criminalidade local e busca de soluções adequadas para os problemas relativos à segurança dos moradores.

Cada rua ou área deve ter um tutor, que é a pessoa responsável pela organização do Programa Vizinhança Solidária – PVS no local. O tutor coordena um grupo de WhatsApp do qual fazem parte os síndicos e/ou moradores participantes do PVS na área, além de um policial da Companhia da PM responsável pelo policiamento local. Neste grupo podem ser feitos alertas, comunicados de ações criminosas e de demais ações preventivas — lembrando, sempre, que o número telefônico preferencial em caso de emergências é o oficial da Polícia Militar 190.

Como funciona:

• Os vizinhos se encontram periodicamente para discutir ações coletivas relacionadas à segurança;

• Compartilham dados de contatos para troca de informações e em casos de emergências, acionam sempre a PM. É recomendada a criação de um grupo de WhatsApp para facilitar a comunicação;

• O grupo mantém contato periódico com a Policia Militar.

Quatro bairros da cidade de Botucatu foram implantados o Programa Vizinhança Solidária, sendo eles;

• Bairro Rural Anhumas;

• Bairro Central Park;

• Vila dos Lavradores (comerciantes);

* Rio Bonito

foto da implantação do programa no Rio bonito em 25/01

 

Na próxima sexta-feira (31/01) será realizada reunião com os moradores do Condomínio Aldeia da Serra para implantação

No próximo dia 04FEV20 (terça-feira) será implantado junto aos comerciantes da Avenida Dom Lúcio e Rua Amando de Barros.

O Programa Vizinhança Solidária está sendo implantado em toda área do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior que congrega 13 municípios.

fonte: Comunicação Social 12º BPM/I

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Pandemia: como ficam os cálculos de férias, décimo terceiro e outros temas

Para que a economia brasileira não sofra demasiadamente por conta da pandemia do novo coronavírus, o Governo Federal adotou diversas ...