A Rede Alpha de Comunicação esteve na Rodovia João Hipólito Martins, conhecida como Castelinho, para acompanhar de perto uma situação que começa a gerar preocupação. O local, que passou por uma grande reforma nos últimos meses e integra o chamado Complexo Botucatu — obra que trouxe avanços significativos para a mobilidade urbana da cidade — já apresenta problemas estruturais visíveis.
Nas proximidades do Parque Marajoara e do Parque Tupy, é possível observar deslizamentos de terra ao longo do barranco que margeia a rodovia. A área faz divisa com o Jardim Tupy, onde também estão instaladas empresas. O barranco, com altura estimada entre 20 e 30 metros, apresenta sinais evidentes de infiltração, agravados pelas chuvas recentes registradas no município, aumentando o risco de novos deslizamentos.
Especialistas apontam que uma das medidas preventivas seria a implantação de cobertura vegetal, como o plantio de grama, para ajudar na contenção do solo e reduzir os riscos ou até a aplicação de concreto jateado. Diante da situação, a Rede Alpha chama a atenção da Prefeitura de Botucatu para que notifique, com urgência, a empresa responsável pela obra. Embora o Complexo Botucatu seja uma intervenção do Governo do Estado de São Paulo, cabe ao poder público municipal intermediar e fiscalizar a comunicação além de exigir providências imediatas, especialmente considerando a existência de uma alça de acesso que liga diretamente a região do Parque Marajoara. A adoção de medidas rápidas e enérgicas é fundamental para garantir a segurança de motoristas, pedestres e trabalhadores que transitam diariamente pelo local.
Assista a Reportagem:

Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação