O Diretor Científico do Parque Tecnológico de Botucatu, Rui Seabra, acompanhado pela doutora Ana Silva Ferreira, da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), encerrou nesta semana as atividades desenvolvidas na Universidade McMaster, no Canadá. Ao longo do mês de julho, ambos fizeram visitas técnicas pela Universidade, em pontos importantes da região, e também trabalharam em cooperação com os pesquisadores canadenses.
As visitas foram realizadas, em um primeiro momento, no Instituto de Pesquisa de St. Joe’s Hamilton, Hospital de Saúde São José Hamilton, Faculdade de Ciências da Saúde, especialmente, no Departamento de Métodos, Centro de Economia e Análise de Políticas da Saúde, ao lado do Diretor e Professor Jean-Eric Tarride, entre outros setores.
Além disso, os pesquisadores passaram pelo Parque de Inovação, chamado de ATRIUM, um lugar que conta com mais de 70 empresas inseridas. Na sequência, seguiram pelo Centro de Biorrepositório e Bioanálise, um setor conhecido por compor 31 cryo freezers, estruturas que atuam de maneira diferente ao congelamento tradicional por imersão, com capacidade de armazenamento de aproximadamente cinco milhões de amostras biológicas, como sangue e urina, por exemplo, e pelo OmniaBio – CDMO, empresa especializada em Produção de Células e Vetores.
Cada espaço percorrido, assim como o contato com diferentes profissionais, proporcionou a troca de experiências entre os pesquisadores, principalmente, de maneira científica, mostrando que é preciso estar sempre aberto com o trabalho desenvolvido na ciência e na tecnologia, não apenas do Brasil, mas ao redor de todo o mundo.
“Gostaria de agradecer à Fapesp e ao Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento Biofarmacêutico CTS – CEVAP pelo apoio. Foram dias inesquecíveis”, afirmou Rui Seabra.