Docente do IBB é selecionado para projeto de mobilidade internacional com a Universidade do Porto

Coordenador do curso de Ciências Biomédicas, Wellerson Scarano representou a Unesp em parceria com a Universidade do Porto para fortalecer ensino e pesquisa.

Recentemente, o professor Wellerson Scarano, coordenador do curso de Ciências Biomédicas do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp, participou do projeto MOBILE 22, coordenado pela Universidade do Porto, em Portugal, e financiado pelo programa europeu Erasmus+. A iniciativa tem como foco promover a mobilidade acadêmica entre instituições de 22 países não pertencentes à União Europeia.

O docente esteve no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, para cumprir a agenda do projeto, que envolveu visitas a laboratórios de pesquisa, reuniões com grupos científicos, visita técnica ao hospital universitário e ao hospital veterinário da instituição, além de uma palestra com o tema “O Câncer como doença do desenvolvimento”, ministrada por Wellerson, para docentes e pós-graduandos.

O projeto de mobilidade propõe a criação de uma parceria acadêmico-científica entre o Programa de Pós-Graduação em Biologia Geral e Aplicada (PPGBGA) da Unesp Botucatu e o ICBAS, visando à elaboração conjunta de disciplinas de pós-graduação, além do intercâmbio de estudantes entre as duas universidades. No campo científico, também foram discutidos estudos bilaterais e propostas de projetos conjuntos entre o laboratório coordenado pelo professor Wellerson e pesquisadores da Universidade do Porto, que atuam com abordagens ômicas – técnicas que visam estudar a totalidade das moléculas que compõem uma célula ou organismo, em vez de se concentrar em uma única molécula ou gene isoladamente – em modelos experimentais de desregulação endócrina. De acordo com o docente, a experiência vivida foi muito valiosa.

“Foi muito enriquecedor ter a possibilidade de conversar com vários pesquisadores de diferentes áreas e encontrar possíveis parcerias em assuntos de interesse comum”, destacou.

Um pouco mais sobre o projeto MOBILE 22

A seleção para o projeto MOBILE 22 exigiu a elaboração de um projeto de mobilidade em conjunto com um pesquisador da Universidade do Porto, além da aprovação em processos seletivos realizados em ambas as instituições. A Unesp contou com apenas uma vaga no edital, conquistada pelo docente Wellerson Scarano.

O MOBILE 22 é um projeto coordenado pela Universidade do Porto (UP) e financiado pelo programa europeu Erasmus+ – Ação Chave 1: Mobilidade Internacional de Créditos. A iniciativa visa promover a mobilidade de estudantes, docentes e técnicos entre a UP e instituições de 22 países fora da União Europeia, fomentando a troca de conhecimentos, habilidades e boas práticas acadêmicas.

Com duração de três anos, o projeto prevê a concessão de 123 bolsas voltadas para atividades de ensino, formação e estudos. Os benefícios incluem despesas de viagem, subsídios mensais e seguro, conforme as diretrizes do Erasmus+.

Como resultado da experiência, foram formalizadas parcerias de ensino e pesquisa, além da viabilização da mobilidade de estudantes de pós-graduação brasileiros e portugueses entre as instituições. O IBB, por meio de suas iniciativas e colaborações, segue ampliando sua atuação internacional e incentivando o intercâmbio de conhecimento em diferentes áreas da ciência.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.