Dupla de ciclistas percorre 510 km para ajudar Oncologia do HCFMB

Superação e solidariedade. Duas palavras com a mesma inicial que, quando se somam, podem transformar a vida de muitas pessoas. O 3º Desafio Calorias que Somam, realizado dos dias 12 a 16 de abril, arrecadou mais de R$ 20 mil que serão revertidos para o Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

Os ciclistas botucatuenses e idealizadores do projeto Clarita Balestrin, educadora física, e Raphael Martignoni, profissional do ramo de tecnologia, percorreram uma rota de 510 km que liga o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado em Aparecida de São Manoel, até o Santuário Nacional de Aparecida, na cidade paulista de mesmo nome. Enquanto o trajeto era realizado, os seguidores do Desafio pelas redes sociais puderam acompanhar o dia-a-dia dos integrantes e fazer as suas doações. A meta de R$ 20 mil foi atingida antes do final do percurso ciclístico.

O Desafio Calorias que Somam surgiu em 2020, durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19. Competidores de mountain bike e com as provas suspensas neste tempo, Clarita e Raphael decidiram integrar a equipe da solidariedade. “Queríamos desenvolver um desafio especial, envolvendo uma prática esportiva desafiadora e alavancar a arrecadação de dinheiro para transformar em doações aos que estavam em condições de insegurança alimentar”.

Após ajudar o Asilo Padre Euclides e a Cooperativa dos Catadores de Lixo Reciclável, em 2020, e o Fundo Social e a Secretaria de Assistência Social de Botucatu no ano passado, a terceira edição do Desafio teve uma motivação especial: desde abril de 2021, Clarita realiza tratamento de um câncer de mama, sendo esta a prova mais desafiadora de sua vida.

Foi a partir deste diagnóstico que se definiu o rumo das arrecadações do Desafio em 2022, visando ajudar no atendimento dos pacientes oncológicos que realizam tratamento no HEBo. “Esta é uma forma de agradecimento a todo apoio recebido dos médicos, amigos e familiares e também por ser um grande desafio físico para nós”.

Os objetivos do Desafio foram alinhados com a enfermeira responsável pelo Ambulatório de Oncologia, Dr.ª Karina Alexandra Batista da Silva Freitas, e com o Presidente da Comissão de Captação de Recursos Externos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Augusto César Albano.

Com o dinheiro arrecadado, Clarita e Raphael realizarão a compra (e posterior doação) de aparelhos de laser para as sessões de laserterapia de baixa intensidade e óculos de realidade virtual, que contribuirão para reduzir a dor e o medo das crianças durante o tratamento oncológico. “Estes equipamentos certamente ajudarão os pacientes em quimioterapia a passarem pelo tratamento de forma muito mais tranquila, com menos efeitos colaterais e com mais qualidade de vida. Agradeço à Clarita e ao Raphael que se superaram nesse ato tão grandioso de solidariedade”, afirmou Karina.

Já Augusto valorizou o empenho dos participantes. “Este foi um esforço sem limites para uma causa tão nobre, e isso nos impulsiona a fazer o bem e acreditar nas pessoas. São um exemplo de amor ao próximo e cada centavo doado representa um gesto de carinho pela nossa Oncologia”.

Após o encerramento do Desafio, a dupla de ciclistas relatou o sentimento em cumprir esta missão. “Fazer aquilo que gostamos, juntos, em um percurso desafiador e em contato com a natureza. Ligar os dois importantes Santuários de Nossa Senhora Aparecida em uma semana tão especial como a Semana Santa. Fazer toda essa movimentação e divulgação entre as pessoas que confiam na gente e poder reverter todo dinheiro arrecadado para auxiliar no bem-estar das pessoas que passam por tratamento oncológico nos deixa plenos e ameniza todo cansaço gerado pelo esforço desses dias”, finalizam.

A página da vaquinha solidária continua aberta para doações e os interessados em colaborar com o Desafio podem saber mais detalhes no site do projeto: www.caloriasquesomam.com.br ou pelo Instagram @caloriasquesomam.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.