Últimas Notícias

Em época de coronavírus, saiba o que comer e o porquê

Primeiro um esclarecimento. Não existem evidências científicas de que algum alimento ou dieta impeça alguém de contrair o novo coronavírus. Mas há base científica que mostra que uma pessoa sadia, com bom sistema imunológico, tem mais facilidade em reagir a quadros infecciosos, o que é o caso da Covid-19. Por isso, uma alimentação saudável é ainda mais importante neste momento de pandemia. Sendo assim, é importante saber o que comer e o porquê. Duas nutricionistas do Grupo São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida, dão dicas de alimentos para estar no cardápio e também como fazer a compras e higienizar os produtos. 

A boa notícia é que, um cardápio saudável, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, já é muito comum no dia a dia do brasileiro, conta a nutricionista Aline Miguel Gonçalves de Oliveira. É perfeito um café da manhã com pão integral e suco de laranja ou leite; almoço com o tradicional arroz e feijão, frango  ou peixe ou carne vermelha, e salada de folhas verdes temperadas com limão e suco de goiaba para acompanhar. E, no jantar, uma sopa com cenoura, chuchu, abóbora, ervilha e espinafre, por exemplo. A nutricionista Adriana Martinhão complementa, ressaltando que o ideal é comer feijão pelo menos uma vez ao dia. E, como ainda está bastante calor, sugere também consumir limão espremido na água, já que a fruta é refrescante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Nos lanches, muita fruta, como manga, abacaxi e mamão. “E, se puder, duas castanhas-do-Brasil, aquela conhecida como castanha-do-Pará. É rica em selênio, que possui ação antioxidante e auxilia diretamente na proteção e fortalecimento da imunidade. Duas unidades de castanha ao dia são suficientes para suprir essa necessidade”, frisa Aline. E, por outro lado, ela lembra que é necessário reduzir o consumo de alimentos processados e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. “O ideal é aumentar a quantidade de alimentos in natura ou minimamente processados”, ensina.

Outro alimento recomendado por Adriana Martinhão é a aveia, por possuir fibra betaglucana, que participa da ativação das células que combatem vírus. O ideal, conta, é de uma a duas colheres de sopa por dia e pode ser consumida com uma fruta, com iogurte ou em forma de mingau.  Além da alimentação, uma boa hidratação é importante, lembra ela. “Água é essencial para o transporte e absorção das vitaminas e minerais que consumimos. Se ingerimos um nutriente e ele não chegar até a corrente sanguínea, não teremos os benefícios do mesmo”, detalha.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 6 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, RN Saúde, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 30 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 39 hospitais, 185 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 179 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Nova abordagem da GCM acaba em prisão por Tráfico na Vila Jardim

No final da noite de ontem (14) a equipe do GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais) durante patrulhamento preventivo comunitário ...