Nesta última segunda-feira (28), as unidades da Rede Municipal de Ensino realizaram uma série de atividades e ações educativas relacionadas ao Dia Mundial da Educação.
De acordo com o portal Brasil Escola, a data é celebrada porque, em 28 de abril de 2000, foi assinado um compromisso internacional pelos líderes de 164 países, incluindo o Brasil, a fim de garantir o desenvolvimento da educação no mundo.
Confira o que cada escola desenvolveu para celebrar essa importante data no ano letivo:
EMEF Antenor Serra
No Serrinha, os alunos do Fundamental I mostraram que o conhecimento floresce em cada um de nós. Em uma atividade especial, construíram juntos a Árvore do Conhecimento, onde cada folha trouxe curiosidades no estilo “Você sabia que…?”, representando os aprendizados do Primeiro Bimestre. A atividade foi inspiradora ao ver o entusiasmo deles compartilhando seus conhecimentos e transformando a escola em um verdadeiro jardim de ideias!
EMEFI Profª Elza Judith Carmelo Torres
No Elza Judith, os alunos fizeram uma atividade interdisciplinar de notas musicais e sílabas, com o objetivo de apresentar as notas musicais aos alunos, quais são mais graves e mais agudas entre elas. Também escreveram e coloriram na atividade “O planeta que eu quero”, mostrando práticas voltadas para a preservação do meio ambiente.
EMEF Prof. Francisco Guedelha
No Dia D da Educação, todas as turmas participaram de atividades que envolveram criatividade e colaboração, como a pintura de peças de quebra-cabeça, símbolo da inclusão e da diversidade na educação. O objetivo foi montar um painel coletivo, reforçando a importância de uma educação para todos, onde cada pessoa seja valorizada e tenha seu direito garantido.
EMEF Francisco Marins
Os alunos do 5º ano do Francisco Marins realizaram um jogral, que é um poema recitado em conjunto e em linguagem teatral. A atividade reforça a atuação da equipe da escola em estimular a leitura e o trabalho em equipe, pois é uma atividade que precisa de sintonia e cooperação entre os envolvidos.
EMEFI Profª Jesumina Domene Dal Farra
Com dedicação, criatividade e profundo conhecimento, a equipe de profissionais do Jesumina têm desenvolvido projetos inovadores que fortalecem o aprendizado e inspiram os alunos. As atividades interdisciplinares, oficinas, projetos pedagógicos e ações voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes promovem experiências significativas dentro e fora da sala de aula. Cada trabalho é resultado de planejamento, pesquisa e, acima de tudo, paixão pelo ensino.
EMEF Dr. João Maria de Araújo Jr
Os estudantes do João Maria escreveram e desenharam em papéis coloridos algo que gostariam de aprender ou ser no futuro. As folhas foram utilizadas para montar as Árvores dos Sonhos, criando um mural coletivo e inspirador na escola. Em sala de aula, também compartilharam seus sonhos com a turma, a fim de a motivar os estudantes a valorizarem o aprendizado de forma lúdica e colaborativa.
EMEFEI Luiz Carlos Aranha Pacheco
A Escola Pacheco elaborou um material “Ontem e Hoje”, que envolve ex-alunos (ontem) e os atuais (hoje) compartilhando suas vivências e experiências em comum que tiveram no ambiente escolar. O ontem tem como tema “as primeiras pegadas de uma história que não para de crescer”, enquanto o hoje ressalta o “orgulho do que fomos, força no que somos e esperança no que seremos”.
EMEFI Profª Lygia Camargo Pardini
Na 1ª Caminhada da Educação da escola, os professores discutiram a temática Educação com seus alunos, que produziram cartazes e organizaram uma linda caminhada nos arredores da escola, no bairro de Vitoriana. Uma inspiradora caminhada para reafirmar o compromisso da comunidade escolar em valorizar o aprendizado como pilar fundamental para um futuro promissor.
EMEFI Profª Nair Amaral
Os alunos do Nair Amaral produziram um vídeo com o tema “Por que você acha a escola importante?”, em que os próprios alunos se entrevistam e explicam a importância da escola e do que mais gostam no processo de aprendizagem que estão inseridos.
EMEFI Rafael de Moura Campos
Com a atividade “Nosso Bairro, Nossa Casa”, foi trabalhado o mapa de Botucatu com as localizações dos bairros. As crianças desenharam suas casas, ruas, colocando nome da rua e bairro onde moram. Também produziram desenhos para estimular o protagonismo, pois valoriza a autonomia e a participação ativa das crianças no processo de aprendizagem.