GCM fará monitoramento de casos confirmados de coronavírus em Botucatu

A Guarda Civil Municipal de Botucatu iniciou nesta sexta-feira, 10, o projeto Sentinela. O efetivo da Guarda visitará os imóveis de todos os casos confirmados de covid-19 em Botucatu, que se recuperam da doença em domicílio. O objetivo da ação é que os pacientes cumpram fielmente o período de quarentena e não se transformem em vetores da doença.

O Sentinela é o terceiro passo do trabalho de acompanhamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Inicialmente, a Central Coronavírus realizava esse acompanhamento via telefone. Na última semana, o trabalho recebeu o reforço de fiscais de conduta da Prefeitura que, de forma aleatória, visitavam esses imóveis para checar a presença dos pacientes.

“O cumprimento rigoroso da quarentena para as pessoas que testaram positivo e contactantes, mesmo que assintomáticos, é fundamental para conter a propagação da doença e manter a flexibilização das atividades econômicas de nosso município. A partir de agora, a Guarda realizará esse monitoramento em horários alternados, sempre de forma cidadã, verificando a saúde delas, mas também conscientizando para a necessidade de permanecerem em isolamento”, afirma o Prefeito Mário Pardini.

Caso as equipes constatem descumprimento da quarentena por parte dos pacientes, a GCM elaborará boletim de ocorrência e encaminhará para a Polícia Civil, que investigará eventual crime contra a saúde pública.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Se você não recebeu a confirmação, não compareça à consulta no HCFMB!

Desde o início da pandemia do COVID-19 no mês de março, o HCFMB reduziu o número de consultas, exames e ...