HCFMB é oficializado como Hospital Multiplicador da TeleUTI

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), foi oficialmente selecionado como Hospital Multiplicador do Projeto TeleUTI no estado de São Paulo. O anúncio foi feito no dia 6 de maio pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), em parceria com o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI).

O HCFMB implantou o projeto de TeleUTI em 2024, que conta com a participação de docentes e residentes da disciplina de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp). Inicialmente, a TeleUTI vem sendo desenvolvida na UTI Clínica do HCFMB, auxiliando a equipe do Serviço de Clínica Médica na discussão de quadros clínicos de pacientes internados nas UTIs, integrando tecnologia de ponta à medicina intensiva.

Como hospital multiplicador, a equipe poderá compartilhar conhecimentos, práticas e protocolos com outras unidades hospitalares, fortalecendo a rede de apoio remota por meio da Tele UTI. Essa estratégia permite a integração entre hospitais de diferentes regiões, oferecendo suporte técnico especializado, contribuindo para a expansão do atendimento em unidades de terapia intensiva.

“Neste início, estávamos sendo treinados para expandir o projeto a outros hospitais da nossa região. Com a seleção pela SES como hospital multiplicador, agora seremos consultores desses serviços de atendimento crítico, compartilhando demandas, experiências e novas formas de tratamento”, explica a Coordenadora da UTI Clínica do HCFMB e professora do Departamento de Clínica Médica da FMB/Unesp, Paula Gaiolla.

A escolha do HCFMB destaca-se como uma consolidação na área de saúde digital no estado de São Paulo. A Tele UTI já demonstrou impacto significativo na qualificação do atendimento em UTIs, especialmente em localidades com maior dificuldade de acesso a especialistas. Todo o trabalho também reflete o alinhamento da instituição com os princípios de inovação e da transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS) paulista.

“Estamos muitos felizes e honrados com esta seleção que, para nós, representa não só um grande reconhecimento institucional para o HCFMB e para a FMB, mas também um novo desafio: sermos protagonistas na construção de uma rede inovadora, que visa transformar o cuidado intensivo em todo o estado. Destaco que o sucesso dessa tarefa se deve ao apoio e confiança da Superintendência e o comprometimento da equipe assistente, formada por professores, médicos, residentes, plantonistas da disciplina de Clínica Médica geral e da equipe multiprofissional da UTI clínica”, finaliza Paula.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.