Mais de 50 mil testes para Covid-19 já foram feitos pela Prefeitura em Botucatu

A testagem em massa para rápido diagnóstico e tratamento de pessoas com Covid-19 atingiu um número expressivo em Botucatu. Mais de 50 mil testes já foram realizados no Município, entre testes rápidos (sorológicos) e o RT-PCR.

Na comunidade que apresentou sintomas e entrou em contato com a Central Coronavírus foram 29.394 testes. Aproximadamente 6.000 testes RT-PCR foram realizados pelo Hospital das Clínicas da Unesp, através de convênio com a Prefeitura.

Já testes rápidos, que indicam se o paciente já teve contato com o vírus e possui anticorpo, foram realizados 15.880, incluindo 3 inquéritos epidemiológicos feitos pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Somos uma das cidades que mais testa no Brasil. Nossa média de testagens, por exemplo, é 10 vezes maior do que a de todo o Estado. É isso que nos ajuda a diagnosticar casos positivos antes de terem complicações em seus quadros de saúde e a isolar casos assintomáticos para que estes também não contribuam com a proliferação do coronavírus”, afirmou o Prefeito Mário Pardini.

A testagem em massa também faz parte da estratégia de monitoramento de casas de longa permanência, como asilos por exemplo.

A Secretaria Municipal de Saúde acompanha mais de 200 cuidadores e profissionais que atuam nesses lares, testando-os a cada 10 dias. No caso de algum profissional apresentar sintomas, ele é afastado e testado. Imediatamente os idosos internos desses locais também são testados e recebem as recomendações necessárias.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.