Na última semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou mais duas ações de plantio que integram o programa de arborização Botucatu Cidade Viva.
No dia 21 de maio, o plantio de mudas de espécies nativas foi feito em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/Unesp) integrando as atividades da Semana de Integração Acadêmica da Universidade, com a participação dos professores Bruno César Schinning, Silvia Nishida e Tais Harume Castro (FMVZ e IBB).
O local escolhido foi a Floresta Estadual de Botucatu (FEB), que possui uma importante área remanescente do Cerrado e também é onde ocorre o projeto Passarinhando, trabalho de educação ambiental no qual a comunidade tem a oportunidade de conhecer as espécies de aves que habitam ali e também a importância da manutenção de renascentes florestais na região.
Algumas das espécies plantadas nessa ação foram Ipê-roxo, Pitanga, Grumixama, Cabreúva, Uvaia, Capororoca, Jerivá, entre outras.
Já no dia 22, a ação foi na área urbana de Botucatu. A Praça José Pires Arruda, no Parque Marajoara, recebeu o plantio feito em parceria com a empresa Phenix Transportes.
“Essas ações são muito importantes para que possamos envolver nossos colaboradores e firmar nosso compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente”, destacou o analista de meio ambiente da empresa, Marco Antônio Ferreira Monteiro.
Algumas das espécies plantadas nessa ação foram Quaresmeira, Pitanga, Ameixa, Paineira Rosa, Magnólia Branca, Jacarandá Mimoso, Goiaba e Acerola.
Sobre o “Botucatu Cidade Viva”
O programa de arborização urbana é organizado e planejado pela Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e conta com a parceria da FCA/Unesp para acompanhamento técnico e da CPFL, responsável pela revitalização das árvores no município.
Além de arborizar a nossa cidade, o Botucatu Cidade Viva tem como finalidade proporcionar qualidade de vida, saúde do meio ambiente e a sustentabilidade da cidade, melhorando a qualidade do ar, proporcionando sombra, além dos benefícios para o meio ambiente, como a mitigação às mudanças climáticas, aumento da biodiversidade e fornecimento de abrigo e alimento aos animais.