Moradores de rua encontram abrigo no antigo Cine Nelli de Botucatu

Mais um patrimônio histórico e cultural da cidade de Botucatu está abandonado. O antigo Cine Nelli, situado no coração de Botucatu, tem sido palco de uma nova realidade para a população. Tornou-se abrigo para moradores de rua da cidade.

De acordo com testemunhas locais, os moradores de rua têm encontrado no espaço abandonado um refúgio, há muitos dias. Eles tem utilizado o espaço como abrigo, invadindo o espaço e pulando as grades do antigo cinema.
As imagens mostram pessoas sem-teto encontrando abrigo nas dependências do antigo cinema.

É de estarrecer uma situação como essa devido vários fatores:
1. Os fundos do Cine Nelli fica atrás do gabinete do prefeito
2. A Guarda Municipal fica a poucos metros de lá e a corporação é responsável pela segurança dos prédios públicos de
3. O prédio é bem público municipal e ja foram apresentadas várias propostas para sua revitalização, mas ainda nada foi feito.
4. Em 2014 foi reaberto após uma reforma feita pelo Ex-Prefeito João Cury Neto, mas o local foi fechado na administração do prefeito atual Mário Pardini.

5. Botucatu carece de espaços públicos de cultura, mas a prefeitura tem abandonado o patrimônio que possui. E isso demonstra a falta de preocupação; tanto do prefeito Pardini, quanto da secretária de cultura, Cris Cury; com a preservação do patrimônio histórico, já que o Cine Neli possui valor cultural inestimável para a comunidade de Botucatu.

6. É um prédio histórico no coração da cidade e entre os principais pontos turísticos da cidade de Botucatu e sem nenhum planejamento também por parte da secretaria adjunta de turismo, através da secretária Roberta Sogayar. Como um turista deve reagir ao visitar a catedral da cidade e logo a frente dar de cara com um prédio histórico abandonado e servido de abrigo para sem-tetos?

7. O estado de abandono do prédio levanta questões sobre a segurança e possíveis riscos tanto para o patrimônio quanto para os munícipes que circulam pela região, principalmente a noite.

8. Além disso, há um problema claro que a cidade vem enfrentando é com o aumento de moradores de rua na cidade numa proporção jamais vista anteriormente. E nada tem sido feito pela Secretaria de Assistência Social do Município, pela secretária Rosemary Pinton. Isso só é visto timidamente e sem muita resolução para o problema quando o inverno se instala na cidade nas semanas de frio mais intenso, em que utilizam o Ginásio de Esportes, mas depois os moradores de rua são colocados a deriva nos outros meses do ano.

Com as temperaturas cada vez mais baixas durante a noite, a busca por abrigo torna-se uma prioridade para os sem-teto que não tem onde serem acolhidos na mesma proporção que tem essa população em situação de rua tem aumentado na cidade. O Espaço Acolhedor não consegue atender todos os moradores de rua da cidade em período integral.

Diante desse cenário, surgem muitas dúvidas sobre as possíveis soluções para abordar tanto a situação dos moradores de rua quanto a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade; bem como do perímetro turístico do centro de Botucatu.

É urgente a necessidade de revitalização do antigo cinema para uso cultural; mas também, é urgente a busca por resolver a situação dos moradores de rua em Botucatu que a cada dia aumenta mais. Alternativas de abrigoe acolhimento mais adequadas e seguras para os sem-teto; bem como, ressocialização efetiva dessas pessoas que também estão sendo abandonadas pela atual administração da cidade de Botucatu.

A situação dos moradores de rua que encontraram abrigo no antigo Cine Neli é reflexo das desigualdades sociais e da falta de políticas públicas eficazes para lidar com essa questão. Enquanto tantas atitudes da prefeitura em maquiar a cidade dos “Bons Ares” e fazer conchavos partidários dentro dos gabinete do prefeito para a sucessão do cargo nas próximas eleições, essas pessoas continuam a enfrentar os desafios diários de sobrevivência nas ruas de Botucatu e a história da cidade vai se perdendo nas costas da Prefeitura.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.