O ex-supervisor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) e ex-reitor da Unesp, Dr. José Carlos Souza Trindade, faleceu na tarde desta quarta-feira, 28, aos 88 anos.
Nascido na cidade de Alegrete (RS) em 1936, Trindade era o terceiro de cinco irmãos. Em 1956, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde se formou cinco anos depois. Em 1962, iniciou sua residência em Cirurgia no Hospital das Clínicas da FMUSP e, dois anos mais tarde, foi aprovado no concurso de médico assistente da 2ª Clínica Cirúrgica do HC da FMUSP, sendo posteriormente nomeado preceptor, cirurgião do Pronto-Socorro e chefe de equipe em alguns plantões.
Em 12 de abril de 1966, Trindade solicitou afastamento do cargo para se tornar um dos pioneiros na implantação da fase clínica da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), atual Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp), fundada três anos antes. O médico foi responsável, em 1970, em defender a primeira tese de doutorado do setor médico sobre o Estudo Experimental da Circulação Renal. Tornou-se Livre-Docente em Urologia em 1979 e Professor Titular em 1982.
Tornou-se Supervisor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), atual HCFMB, no período de 1972 a 1973; Diretor da FCMBB em 1976 e 1977 e, posteriormente, o primeiro a exercer este cargo na FMB | Unesp, de 1977 a 1980. Foi Chefe do Departamento de Urologia em vários mandatos e Pró-Reitor de Administração da UNESP entre 1995 e 1996.
Entre 1996 e 1997, foi Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) – Seção São Paulo e, no período de 2001 a 2005, exerceu o mandato de Reitor da UNESP. Em virtude de sua aposentadoria compulsória em 2006, recebeu o título de Professor Emérito da FMB.
Trindade escreveu mais de 300 publicações em revistas científicas nacionais e internacionais, além de anais de congressos e capítulos de livros. Conquistou prêmios da Academia Nacional de Medicina e um prêmio internacional da Confederação Americana de Urologia (CAU). Era membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, ocupando a cadeira de número 32, sucedendo o médico Domingos Alves Meira. Em 2001, foi agraciado com o título de Cidadão Botucatuense pela Câmara Municipal de Botucatu.
O médico era viúvo da professora emérita do Departamento de Pediatria da FMB, Cleide Enoir Petean Trindade, e deixa os filhos José Carlos Souza Trindade Filho, atual Superintendente do HCFMB; André Petean Trindade, docente do Departamento de Infectologia, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem e Radioterapia da FMB, e Cássio Petean Trindade.
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp expressa os mais profundos sentimentos à família e agradece ao Dr. José Carlos Souza Trindade por toda a sua inestimável contribuição para a história do HCFMB.