Nebulização no Jardim Itamarati ocorrerá nesta quinta-feira, 01

A Vigilância Ambiental em Saúde, VAS, realizará nesta quinta-feira, 01, a nebulização (aplicação de inseticida) em 16 quarteirões do Jardim Itamarati/Jardim Ipê, região Norte de Botucatu. A ação ocorrerá por conta de um caso suspeito e outro confirmado de dengue no bairro.

 

A aplicação do inseticida será realizada entre 17 e 18h30. Em caso de chuva ou ventos fortes a ação será reagendada. Os agentes de combate às endemias realizarão a atividade de controle de criadouros de mosquitos no bairro e a busca ativa de novos casos suspeitos.

 

É importante que a população procure atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, pois se houver a suspeita de dengue ou de outra arbovirose (Zika vírus ou Chikungunya). O caso será notificado e as ações para quebrar o ciclo de transmissão serão desencadeadas oportunamente.

 

Em 2021 foram confirmados nove casos positivos de dengue em Botucatu.

 

Aplicação do inseticida

 

A atividade de nebulização consiste na aplicação de inseticida em ultra baixo volume (dosagem não prejudicial a pessoas e animais) com o objetivo de matar os mosquitos adultos possivelmente infectados com o vírus da dengue.

 

Para aplicação do produto será utilizado um mini gerador de aerossol, acoplado a um veículo. Portanto, os moradores não necessitarão sair das residências durante a atividade, necessitando apenas deixar portas e janelas abertas para melhor ação do inseticida.

 

O produto agirá apenas no momento da aplicação, portanto, a eliminação das condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti através da manutenção adequada dos recipientes com água parada, ainda é a melhor forma de combate à dengue.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.