A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu realizou, sob determinação da Delegacia Seccional de Polícia, uma operação de fiscalização em diversos estabelecimentos comerciais do município, entre adegas e tabacarias, com o objetivo de coibir a comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas e produtos proibidos, como os chamados “cigarros eletrônicos”.
Durante a ação, os policiais localizaram em dois estabelecimentos um total de 82 cigarros eletrônicos, 188 refis de essência e 22 acessórios utilizados no consumo desses dispositivos. O material apreendido foi avaliado em mais de R$ 22 mil.
Os responsáveis pelos comércios foram presos em flagrante, enquadrados no artigo 278 do Código Penal, que trata de crimes relacionados à venda de produtos nocivos à saúde pública. Ambos pagaram fiança e responderão ao processo em liberdade, permanecendo à disposição do Poder Judiciário.
A ocorrência foi registrada nos Boletins de Ocorrência nº PC4586-1/2025 e PC5337-1/2025, da Delegacia de Investigações Gerais de Botucatu.
A Polícia Civil informou que novas ações de fiscalização deverão ocorrer nos próximos dias, reforçando o combate à comercialização irregular de produtos que possam colocar em risco a saúde dos consumidores.