Projeto da Unesp oferece curso gratuito para gestores e profissionais de saúde sobre gestão do município em doenças crônicas

Gestores municipais de saúde e profissionais que atuam na atenção primária já podem participar do curso “A gestão do município na linha de cuidado das DCNT”.  Os interessados terão acesso a uma breve contextualização das ferramentas indispensáveis para a atuação dos gestores em sintonia com as tendências atuais.

Também vão poder se aprofundar sobre modelo de atenção, redes, linhas de cuidado, planejamento e avaliação, tomada de decisão, indicadores, sistemas de informações e planos de promoção, prevenção e cuidado das DCNTs.

O curso é coordenado pelo ArticulaRRAS da Unesp de Botucatu  com apoio de diversas organizações. Financiado pelo Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Ministério da Saúde, o projeto ArticulaRRAS tem como objetivo apoiar gestores e equipes de saúde dos municípios do estado de São Paulo (SP) na promoção da saúde, prevenção e cuidado da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM), Obesidade e fatores de risco associados.

O relevante conhecimento adquirido em quase três anos de estudos do projeto ArticulaRRAS sobre a importância e as estratégias de atuação da Atenção Primária à Saúde (APS), está sendo disponibilizado de forma sistematizada e com fácil acesso.

Para se inscrever não é necessário ter participado de outras ações do projeto ou mesmo do curso de formação que foi direcionado aos profissionais das equipes de saúde. Estão convidados secretários, diretores, gestores de unidades de saúde, técnicos e outros profissionais ligados a gestão de saúde.

Os módulos são independentes e cada participante pode optar por fazer quantos quiser ou mesmo o curso completo com 40 horas de duração. Será fornecido certificado correspondente ao número de horas cursado. Cada módulo equivale a seis horas. São disponibilizados videoaulas, material de apoio e um questionário que deverá ser respondido ao final de cada módulo.

O curso tem como parceiros o Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade de Marília (Unimar). Os executores são o ArticulaRRAS; o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da UNESP (INTERSSAN) e; a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Os interessados devem entrar no site www.articularras.com.br e preencher um formulário. Mais informações pelo número 14 99751-9641 ou e-mail articularras@gmail.com.

Módulos do Curso
1.
Modelo de Atenção às condições crônicas
2. Redes de Atenção à Saúde
3. Linhas de Cuidado
4. Planejamento e Avaliação
5. Tomada de decisão e indicadores de saúde
6. Sistemas de Informação em Saúde
7. Planos de Promoção, prevenção e cuidado das DCNT

http://jornalviamao.com.br/site/?p=12169

https://www.ovictoriano.com.br/page/noticia/gestores-e-profissionais-de-saude-podem-participar-de-curso-sobre-doencas-cronicas

https://www.tribunadebotucatu.com.br/noticias/esporte-saude/6846/gestores-e-profissionais-de-saude-podem-participar-de-curso-gratuito-sobre-doencas-cronicas-

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.