Últimas Notícias

Operação Migrante tem ação especial durante a pandemia do Covid-19

A primeira onda de frio do Outono chegou e em Botucatu, uma das cidades mais frias do centro-oeste paulista, os termômetros já registaram na madrugada de quarta para quinta-feira (06 e 07) temperatura na casa dos 10 graus. Como já é de costume, neste período frio do ano, a Assistência Social do Município e a Guarda Civil Municipal se unem para realizar a Operação Migrante, uma ação que recolhe moradores de rua e os encaminha para o Espaço Acolhedor, onde podem tomar banho, receber refeições e ter um local adequado para dormir.

 

Neste ano, a Operação Migrante foi modificada devido a pandemia do novo coronavírus. Além do Espaço Acolhedor, uma estrutura foi montada no Ginásio Municipal de Esportes, que permitirá a acomodação individual dos acolhidos.

 

No Ginásio Municipal foram montados box individuais na quadra, onde cada morador terá uma cama, travesseiros e cobertores para passar a noite. Além de poder passar a noite, eles também receberão duas refeições, o jantar assim que chegarem, e o café da manhã. Também será disponibilizado aos usuários um local para banho. Toda a estrutura receberá higienização diária, respeitando as normas da Vigilância Sanitária.

 

“Nossa preocupação é oferecer conforto e segurança as pessoas em situação de rua. Esta estrutura permitirá o distanciamento seguro para elas descansarem no período de frio, sem o risco de se contaminarem. E todo o espaço será higienizado diariamente”, destacou o Prefeito Mário Pardini.

 

“Desde o início da pandemia, quando foi decretado o isolamento social, nós mudamos a forma de atendimento do Espaço Acolhedor. Atualmente, um grupo fixo de 22 pessoas que moravam na rua estão alojadas lá, sem sair durante o dia. No Espaço, eles recebem todas as refeições, tomam banho e mantém uma rotina. Por isso, optamos por não levar outras pessoas nesta situação para o local, mas sim providenciar um segundo espaço, que garanta a eles também proteção contra o coronavírus”, explicou Silvia Fumes, Secretária de Assistência Social.

 

Inicialmente, o Ginásio atenderá cerca de 30 pessoas, mas o espaço poderá ser ampliado se necessário.

 

“Estas pessoas foram abordadas pelas equipes durante a operação desta noite. Percorremos a Cidade, principalmente locais onde geralmente estes cidadãos pernoitam, e as encaminhamos para o Ginásio. A Operação continuará funcionando como nos anos anteriores, com rondas constantes e também com a ajuda da população nos acionando sempre que verificar pessoas em situação de rua”, completou o Secretário Municipal de Segurança, Marcelo Emílio.

 

A Operação Migrante ocorrerá até o final do inverno, em setembro. A população pode colaborar com a ação, acionando a GCM pelo telefone 199 sempre que encontrar alguma pessoa em situação de rua durante a noite.

 

Serviço:

Guarda Civil Municipal

Telefone: 199

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Turismo lança Programa “Botucatu Cidade Observadora de Aves” nesta quarta, 22

Nesta quarta-feira, 22, a Secretaria Adjunta de Turismo lança o Programa “Botucatu Cidade Observadora de Aves”. A iniciativa tem como ...