“PL das bebidas” é aprovado na sessão de 21/02. Após sanção, será proibido beber em locais públicos depois das 23h

A noite da segunda-feira (21/02) na Câmara de Botucatu contou com aprovações plenárias, discursos livres e bastante debate durante a votação dos assuntos que constavam na Ordem do Dia. No final, três dos quatro projetos em pauta foram aprovados. As deliberações assim seguiram.

O primeiro projeto em pauta, assim como sua mensagem, foi aprovado por unanimidade. O PL 71/2022, de iniciativa do Prefeito, dispõe sobre o Conselho e o Fundo Municipais de Esporte. Como líder do governo, o vereador Lelo Pagani (PSDB) pediu a fala para explicar a implementação do conselho que terá como finalidade “auxiliar na formulação e consolidação de políticas públicas voltadas ao esporte, atuando na melhoria do padrão de organização, gestão, qualidade e transparência das ações na área”.

Em seguida, também do Prefeito, o PL 6/2022 pedia autorização legislativa para vender imóveis de propriedade do município. A vereadora Rose Ielo (PDT) foi quem falou sobre o assunto. Ela pontuou que o ato de “vender patrimônio público é vender um bem da sociedade, vindo junto de grande responsabilidade”. Em seguida, listou os bens que o município pretende vender, assim como os valores avaliados, questionando ausências de informações e se perguntando os motivos que levaram à decisão do Executivo em optar por se “desfazer” de tais terrenos e imóveis, em especial uma área próxima ao Pronto Socorro Adulto. Por fim, pediu o adiamento da votação por uma semana, solicitação que foi aprovada pela unanimidade do plenário. O PL volta, então, à debate na próxima sessão ordinária.

Finalizaram a sessão dois projetos de autoria dos vereadores da Casa, ambos aprovados. Da vereadora Alessandra Lucchesi (PSDB), o PL 85/2021 declarou o Movimento Teatral de Botucatu utilidade pública no município. “Este selo reconhece a entidade e dá credibilidade ao trabalho desenvolvido por ela. Ele exige diversos documentos, todos apresentados pelo Movimento Teatral, que é uma organização independente com uma história já de 21 anos na cidade”, falou a autora em tribuna, completando que o Movimento tem como finalidade principal a promoção cultural artística aliada à inclusão sociocultural. A proposta recebeu votos favoráveis de todos os presentes.

 

“PL das bebidas”

O último projeto a ser deliberado foi também o que rendeu maior tempo de discussão. Chegando novamente ao plenário após um pedido de vista na semana passada, o PL 85/2021, dos vereadores Silvio (Republicanos) e Sargento Laudo (PSDB) foi, dessa vez, aprovado. Ele disciplina o consumo de bebidas alcóolicas em praças, ruas, calçadas, jardins, parques, centros de convivências, abrigos de ônibus, ciclovias e outros ambientes abertos de uso público da cidade (com exceções previstas, como eventos autorizados e áreas de domínio dos bares, quiosques, trailers, etc.). Com sua aprovação, é proibido beber das 23h às 7h nestes locais, sendo quem descumprir a normativa passível de apreensão da bebida e penalidades que variam desde advertência verbal na primeira ocorrência até multa de R$ 150 em caso de reincidência.

Os vereadores autores foram os primeiros a falar. O vereador Sargento laudo citou o apoio de setores ao projeto, como o do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) e a luta antiga no sentido de encontrar maneiras de diminuir o consumo abusivo de álcool e suas consequências negativas, como som alto, brigas, lixo espalhado e depredação dos espaços públicos. Ele também relatou a situação das praças em “noites de bebedeira” e o incômodo causado para os moradores dos arredores. “A lei foi construída durante mais de seis meses, ouvindo-se diversas pessoas. Ela tem como sua essência a conscientização, o regramento e até o auxílio às próprias forças de segurança, e não o cerceamento da liberdade de ninguém”, disse.

O vereador Silvio afirmou que o projeto trabalha para se chegar cada vez mais próximo de uma cidade que seja exemplo. Ele resgatou sua fala da semana passada sobre o processo de construção do projeto e as motivações para a apresentação da proposta, principalmente a máxima de que “o meu direito termina onde começa o seu”. “É preciso empatia para entender a necessidade das pessoas e de que o espaço público foi feito para ser um local de convivência harmônica para a população”.

Os vereadores Palhinha (DEM) e Abelardo (Republicanos) ainda compartilharam suas opiniões em tribuna. O primeiro falou do esforço para dialogar com os variados atores envolvidos na questão e a busca por tornar a legislação possível de ser efetivamente cumprida por quem deverá atuar diretamente na demanda, no caso a Guarda Civil Municipal. Já o vereador Abelardo leu trechos do PL, abordando a sobrecarga de trabalho que recai sobre a GCM, concluindo que “é mais uma lei abrangente e exagerada, bonita no papel, mas que não vai funcionar”.

No final, a votação foi favorável ao “PL das bebidas” por 9 votos a 1 (Abelardo votou contra). Duas emendas também entraram para apreciação. A primeira, de autoria da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, aprimorou a redação do projeto, sendo aprovada por oito votos a dois (Abelardo e Cula votaram contrários); já a segunda emenda, de autoria dos vereadores Lelo Pagani, Alessandra Lucchesi, Cula (PSDB) e Cláudia (DEM), retirava ruas e calçadas dos locais passíveis de proibição de consumo de bebida alcoólica. Ela foi rejeitada por 6 votos a 4 (apenas os vereadores autores votaram favoráveis).

Todas as matérias aprovadas seguem agora para sanção do Prefeito.

 

Fonte: Câmara Municipal de Botucatu

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.