Prefeitura anuncia pacote de ações contra a dengue

Alpha Notícias participou de uma coletiva com o prefeito e seus secretários nesta segunda-feira (27), para tratar da medidas de enfrentamento à dengue.

O Prefeito Fábio Leite, junto com a equipe de secretários municipais, lançou nesta segunda-feira, 27, um pacote com medidas de enfrentamento à dengue. As ações envolvem as Secretarias de Saúde, Infraestrutura, Zeladoria e Comunicação. Entre as ações, o Prefeito também assinou um decreto de emergência que permite atividades de combate ao mosquito.

Atualmente, Botucatu registra 65 casos de dengue. No ano passado, a Cidade viveu sua pior epidemia de dengue, contabilizando 16.434 casos e 12 óbitos pela doença. Segundo as informações, durante o mês de janeiro, a Vigilância Ambiental em Saúde realizou a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que tem por objetivo medir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em sua fase larvária e identificar quais são os recipientes existentes nos domicílios que estão se tornando criadouros de mosquitos. O ADL apontou que 3% dos imóveis visitados estavam com larvas de mosquitos, o que representa sinal de alerta para transmissão da dengue.

Para evitar que a transmissão de casos ocorra, a Prefeitura realizará uma série de atividades ao longo dos próximos 90 dias, período em que há alto volume de chuva e dias quentes, o que favorece a proliferação de mosquitos. Tais ações foram anunciadas em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 27.

Aberta as perguntas, o Jornalista Fernando Bruder perguntou ao prefeito sobre as condições que se encontram os locais que recebem materiais inservíveis, citando a situação dos descartes dos pneus próximo da Secretaria de Educação, que foi motivo de ação judicial no Ministério Público acionado pelo Instituto Brasileiro da Ecologia e Meio Ambiente (IBEMA), no ano passado.

Fernando Alpha: “Eu tenho duas questões com relação aos pontos de descartes de materiais inservíveis, que o município só tem o da Cohab 4. A população está deixando pra fora e tendo a possibilidade de ter materiais que sejam criadouro de mosquito. Esse ponto, chamado de Ecoponto, não pode ser distribuídos em outros pontos na cidade?

E outra questão é o do ponto de pneus descartados próximo a Secretaria da Educação, no Jardim Paraiso e Vila Ema, que está trazendo um grande problema naquela região, foi no entanto denunciado no Ministério Público contra a Prefeitura pelo Instituto Brasileiro da Ecologia e Meio Ambiente (IBEMA) com relação dos riscos de criadouros naquele local?

Prefeito Fábio Leite: “Estive com a Dra. Bianca Picado, secretária do Meio Ambiente, na sexta-feira (24), tratando de forma definitiva dos pontos de descartáveis do município. Hoje de fato, só temos um Ecoponto.

Esta estratégia vai ser ampliada no município com parceria público-privada em resíduos sólidos, que deverei publicar daqui uns 30 a 4o dias um novo edital. Mas até lá a Dra. Bianca dentro da estratégia da Secretaria do Meio Ambiente, colocará alguns locais provisórios de recolhimentos de resíduos. Tratamos na sexta-feira (24), a questão do lixo eletrônico, no sábado (25) sobre lâmpadas, e tudo isso será disseminado na cidade, mas, nesse momento fica centralizado onde você bem colocou, que será esvaziado para receber uma nova demanda essa semana.

Em relação o ponto dos pneus próximo à Secretaria e Educação, isso já foi umas três semanas regularizadas, a gente tinha ali algo em torno de 8 a 9 mil pneus depositados naquele local, havia um processo de prestador de serviço que não estava funcionando, e a Dra Bianca através da Secretaria do Meio Ambiente, já substituiu todo esse procedimento.

Hoje posso dizer que temos toda semana tem retirada de dois mil quinhentos pneus daquela região, a área está completamente desocupada, restam poucas unidades. Todos os profissionais de Botucatu que trabalham com borracharia, estão sendo notificados com horário e funcionamento naquele local, e nessa semana vamos instalar uma câmera, porque todos os descartes irregulares são  descartados aos sábados e domingos. A gente tem um profissional da prefeitura vinculado a Zeladoria que fica de segunda a sexta-feira para fazer só o recolhimento de pneus. Mas infelizmente alguns cidadãos, não sabemos se é de Botucatu ou de fora que descartam irregularmente aos sábados e domingos”.  disse Fábio Leite

SAÚDE

Vigilância Ambiental em Saúde

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), e a Defesa Civil realizarão ciclos de pulverização de larvicida biológico em todas as regiões do município. O objetivo é que todas as casas da Cidade recebam a ação.

Para a aplicação do produto, será utilizado um mini gerador de aerossol que vai acoplado a uma pick-up. As viaturas que realizarão a aplicação do produto contornarão os quarteirões a uma velocidade de entre 5 e 10 km/h. Por isso, os motoristas deverão estar atentos.

O produto será aplicado no início da manhã (a partir das 6h30) e final da tarde (a partir das 17h30), horários em que as condições de temperatura são mais favoráveis para a pulverização.

O objetivo da aplicação é fazer com que o larvicida biológico alcance os possíveis criadouros de mosquitos, sendo muitos de difícil acesso no interior dos imóveis, e crie uma ação residual de longa duração para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti em sua fase larvária.

Durante a aplicação, não é necessário sair da residência. O produto utilizado não é prejudicial a pessoas, animais domésticos, abelhas e meio ambiente. Em caso de chuva ou vento superior a 12 km/h no horário da aplicação do produto, a atividade será reagendada. Confira a agenda de nebulização desta semana:

Segunda-feira (27/01):

17h30 – Parque Marajoara;

Terça-feira (28/01):

6h30 – Cohab III (SESI);

17h30 – Parque Residencial 24 de Maio e Jardim Santa Mônica;


. Quarta-feira (29/01):

6h30 – Jardim Santa Maria;

17h30 – Residencial Jardim do Bosque e Jardim Maria Luiza;

Quinta-feira (30/01):

6h30 – Jardim Maria Luiza e Residencial Paratodos;

17h30 – Jardim Cedro e Jardim Aeroporto;


Sexta-feira (31/01):

6h30 – Jardim Santa Cecília, Conjunto Habitacional José Antônio Lungo e Jardim Aeroporto;

17h30 – Residencial Lívia.

A Vigilância Ambiental em Saúde também manterá a visita domiciliar a todas as casas, orientando os moradores sobre medidas de prevenção, identificando objetos que podem oferecer risco de acumular água da chuva e explicando os sintomas e quando procurar ajuda médica.

Atendimento Médico

Todas as unidades de saúde estão preparadas para atender os pacientes com sintomas de dengue. A Secretaria de Saúde reforça que são sintomas de dengue: febre, náusea, vômito, manchas avermelhadas e dores de cabeça, no corpo ou atrás dos olhos. Pessoas com febre e dois ou mais sintomas devem procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica e testagem.

O Pronto Socorro não realizará testes de dengue, sendo que os pacientes devem se dirigir às unidades de saúde.

Ações Educativas

As Secretarias de Saúde e Educação se unirão para fazer um grande trabalho de conscientização e educação com as crianças matriculadas na rede municipal de ensino, além dos alunos das redes estadual e particular. O objetivo é fornecer material para que os professores consigam abordar o tema em sala de aula e orientem os alunos sobre noções de prevenção à doença.

INFRAESTRUTURA E ZELADORIA

As Secretarias de Infraestrutura e Zeladoria unirão forças e equipes para realizar uma grande ação de limpeza em Botucatu.

A Secretaria de Infraestrutura disponibilizará 25 servidores que estarão exclusivamente trabalhando nas ações de limpeza de guias e sarjetas e apoiando as equipes da Zeladoria. Além de mão de obra, a Secretaria também disponibilizará ferramentas manuais e caminhões para o serviço de limpeza da cidade.

Já a Secretaria de Zeladoria ampliará o número de pessoas trabalhando no combate à dengue. A equipe, que hoje é composta por 55 servidores, contará com um efetivo de mais de 177 pessoas a partir desta semana. Entre as ações da Secretaria, o enfoque nas próximas semanas será:

. Roçagem de guias e calçadas;

. Roçagem de áreas verdes e institucionais;

. Roçagem de Prédios Públicos;

. Capinação e raspagem de guias e calçadas;

. Limpeza de terrenos e vielas (possíveis criadouros);

. Coleta de inservíveis;

. Fiscalização de terrenos particulares.

O objetivo das equipes será de eliminar criadouros de mosquito e evitar a proliferação da dengue em Botucatu.

A Prefeitura orienta que todos os proprietários de terrenos os mantenham limpos, capinados e sem lixo armazenado, principalmente neste período de calor e chuva.

Decreto de Emergência

O Prefeito Fábio Leite também assinou o Decreto 13.434, que Declara situação de emergência em Saúde Pública no Município de Botucatu em razão do aumento de casos de dengue, bem como determina a adoção de medidas de prevenção e combate à proliferação dos mosquitos transmissores dos vírus da Dengue e Chikungunya”.

O documento também prevê medidas de limpeza, como capinação de terrenos particulares. Após a publicação deste Decreto, a Prefeitura poderá fazer a limpeza de terrenos com mato alto, aplicando multa e cobrando o ressarcimento do serviço do proprietário.

O que deve ficar bem claro é que a Prefeitura não quer onerar a população. Queremos que cada um dos cerca de 15 mil proprietários de terrenos mantenham seus espaços limpos e nos ajudem no combate à dengue, mas se isso não acontecer, nós faremos a limpeza e receberemos o ressarcimento por essa ação”, destacou o Prefeito Fábio Leite.

O Decreto 14.434 de 27 de janeiro de 2025 está disponível para consulta AQUI.

POPULAÇÃO

Para evitar uma nova epidemia de dengue, o combate ao mosquito deve ser feito em conjunto. A Prefeitura realizará esta série de ações durante os meses críticos, mas cada morador deverá ser responsável por seu quintal, vistoriar diariamente, eliminar água parada e os proprietários de terrenos devem mantê-los limpos, com mato aparado e sem lixo acumulado.

Acompanhe a matéria completa através do link

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.