Prefeitura entrega primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

A Prefeitura de Botucatu, através da Assessoria Especial de Políticas de Inclusão, promoveu nesta terça-feira, 27, a entrega simbólica das primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

O evento foi realizado no gabinete do Prefeito Mario Pardini e contou com a presença do Presidente da Câmara, vereador Palhinha, da vereadora Alessandra Lucchesi, do vereador Sargento Laudo, da Assessora Especial em Politicas de Inclusão, Ana Pala Basseto, e também os pais e seus filhos portadores do Transtorno do Espectro Autista.

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) foi instituído no Município a partir do Decreto nº 12.719 de 13 de outubro de 2022, em atendimento a Lei Federal nº 13.977 e a Lei Municipal nº 6.265, que estabelecem atendimento prioritário para a pessoa com TEA.

Com este documento, a pessoa com TEA tem atendimento prioritário em bancos, supermercados, hospitais, clínicas, escolas, teatros, cinemas, transportes públicos e serviços ofertados pela Prefeitura de Botucatu.

“A entrega desta carteira é um marco no nosso município, pois os responsáveis por pessoas com TEA, infelizmente sempre sofrem algum tipo de discriminação no âmbito do atendimento prioritário, e agora, não precisarão mais ficar provando para as pessoas que seus dependentes têm o espectro autista e também os adultos terão seus direitos preservados”, comentou Ana Paula Basseto.

De acordo com Ana Paula, os pais ou responsáveis, interessados em adquirir 0 documento, deverá preencher um formulário que encontra-se no site oficial da Prefeitura, apresentar documentos pessoais e laudos médicos.

Desde a aprovação da lei municipal em Outubro de 2022, cerca de 40 cadastros já foram preenchidos.

Mais informações:Assessoria Especial de Políticas de InclusãoAvenida Raphael Serra, 460 – Vila Enyno Centro de Inclusão (atrás do Ginásio Municipal de Esportes)Telefone: (14) 3811-1522

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.