Programa Saúde Respiratório INSPIRE do HCFMB, convida população para fazer avaliação

Alpha Notícias recebeu nesta quinta-feira (27), a Dra. Liana Sousa Coelho, médica pneumologista, para falar sobre o Programa INSPIRE Saúde Respiratória.

Dra. Liana possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Residência Médica em Pneumologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Atualmente é médica pneumologista dos Hospital das Clínicas de Botucatu e professora do curso de Medicina da Universidade Nove de Julho, campus Bauru. Diretora de Assuntos Científicos da Sociedade Paulista de pneumologia e Tisiologia (SPPT).

O Programa foi criado em março de 2023 por pesquisadores do serviço de Pneumologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), abrindo agenda no dia 22 de junho para participação agendada da população na avaliação detalhada da saúde respiratória.

O início do Programa foi a necessidade principalmente do rastreio de câncer de pulmão, porque são programas que não existem ainda pelo Ministério da Saúde, e a gente tem um ambulatório de sensação de tabagismo muito grande e queríamos fazer o rastreamentos desses pacientes.

As vezes a gente tem um diagnóstico tardio de algumas doenças respiratórias, e que o diagnóstico precoce delas trazem o maior benefício, um melhor prognóstico dos pacientes e também essa necessidade do rastreio do câncer”. disse Dra. Liana

O programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, com objetivo de facilitar o acesso a diagnósticos mais rápidos e precisos sobre a saúde respiratória. Os pacientes que apresentem sintomas, tabagismo ativo ou ex-fumantes podem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde para agendar consultas e exames, e se necessário são regulados para a campanha mensal dentro do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina de Botucatu.

Para participar do Programa INSPIRE é necessário que se tenha ao menos um critério de inclusão:

Rastreio de doenças respiratórias:

  • Maior de 18 anos de idade;
  • Tabagista ativo (incluindo cigarro eletrônico), ex-tabagista ou passivo;
  • Ou Sintomas respiratórios crônicos.

Rastreio de câncer de pulmão:

  • Idade maior ou igual a 45 anos;
  • Carga tabágica maior igual a 30 anos/maço (1 maço por dia: 1 ano/maço; 2 maços por dia: 2 ano/maço)
  • Tabagista ativo (incluindo cigarro eletrônico) ou ex-tabagista há menos de 15 anos.

A próxima edição do Programa INSPIRE está agendada para o dia 22 de junho, das 7h às 16h, na Função Pulmonar do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). As vagas são limitadas e há a necessidade de pré-agendamento pelo telefone (!$) 3811-6033 ou pelo WhatsApp (14) 99756-4225. Não é necessário jejum e precisa apresentar RG e o Cartão SUS.

 

Acompanhe a entrevista completa através do link:

 

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.