Liga Árabe readmite Síria depois de 10 anos de exclusão

Liga Árabeum grupo de Estados da região do Oriente Médio, readmitiu a Síria depois de 11 anos de sua exclusão do bloco, que ocorreu após a repressão de protestos contra o seu presidente, Bashar al-Assad.

Contexto: Em 2011, esse movimento popular se transformou em uma longa guerra, com mais de 500 mil mortos e milhões de refugiados. Na época, vários estados do Golfo apoiaram grupos rebeldes para derrubar Assad do poder.

Agora, a inclusão da Síria na liga é um esforço para normalizar os laços com o presidente do país. Inclusive, vários estados árabes — como os Emirados Árabes Unidos — pressionaram por essa volta.

Por que a reconciliação?

O clima de paz com Bashar al-Assad foi favorecido pela solidariedade internacional diante do devastador terremoto de fevereiro, que deixou mais de 50 mil mortos entre a Turquia e a Síria.

Outra razão para essa volta é a percepção de que a Síria não representa mais um risco pra região. Isso porque, há uma década, o país de Assad estava tomado pela organização terrorista do Estado Islâmico.

Agora, para financiar a sua reconstrução depois de mais de 10 anos de conflito, Damasco — a capital da Síria — aposta na plena normalização com os países árabes, principalmente as monarquias ricas do golfo.

👀 Polêmica: De acordo com uma investigação, nesse tempo, a Síria conseguiu se manter financeiramente graças à exportação de captagon, uma droga que gerou uma indústria ilegal de mais de US$ 10 bi.

 

Fonte: The News

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.