Projeto Temático de docente do IB é aprovado pela FAPESP no valor de aproximadamente R$ 2,5 milhões

Mais um projeto idealizado por docentes do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu foi contemplado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP.

O trabalho nomeado como Endothelial Dysfunction in Hypertensive Disorders of Pregnancy (Disfunção Endotelial em Distúrbios Hipertensivos da Gravidez), tem como principal pesquisadora responsável a Profa. Valeria Cristina Sandrim em parceria com os Professores do IB, Arielle Arena e Carlos Allan Dias-Junior. Fazem parte da equipe ainda pesquisadores de Instituições nacionais e internacionais.

O projeto tem como objetivo principal compreender o mecanismo e propor terapias relacionadas a disfunção endotelial (DE) nas doenças hipertensivas da gravidez (DHG).

“No Brasil e no Mundo, as doenças hipertensivas da gestação são as principais causas de morte materno-fetal. Apesar disso, não há na clínica medicamentos direcionados para o tratamento específico da disfunção endotelial nestas mulheres. O projeto tem como objetivo entender esses mecanismos e propor terapia para mitigar essa problemática. Para isso utilizaremos ferramentas omicas, estudo clínico e estudos epidemiológicos/biomarcadores”, afirmou a professor Valéria Sandrim.

O trabalho Endothelial Dysfunction in Hypertensive Disorders of Pregnancy terá aporte de aproximadamente R$ 2,5 milhões, em verba de material de consumo e bolsas de pós-doutorado, doutorado e treinamento técnico.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.