A reportagem do Alpha Notícias esteve na segunda-feira (06) na Praça Alexandre Fleming para atender a reclamações de moradores da região sobre os contêineres subterrâneos instalados naquele local.
As reclamações são diversas, incluindo o acúmulo de lixo fora dos contêineres, o mau cheiro, o risco de que as enxurradas arrastem os resíduos para as casas e também os horários da coleta. Segundo uma moradora, por volta das 23h e 00h, ela é incomodada com o barulho causado pela retirada do lixo.
Os contêineres subterrâneos foram instalados no dia 03 de outubro de 2023. Desde então, várias queixas foram feitas por moradores ao ex-prefeito e ao ex-secretário do Verde, que afirmaram estar encaminhando a demanda para a empresa responsável. Contudo, as soluções apresentadas foram paliativas e não resolveram a situação de forma definitiva.
Esses contêineres são equipados com sensores volumétricos e as ilhas ecológicas visam minimizar os impactos ambientais. Quando a cuba do contêiner está cheia, próximo de sua capacidade máxima — que é de três metros cúbicos — o equipamento envia um sinal para o sistema, que programa a coleta dos materiais. No entanto, essa coleta não está sendo efetiva, resultando em lixo acumulado fora dos contêineres, o que aumenta o risco de contaminação do local. Durante períodos de chuva, há o risco de que o lixo seja arrastado para a rua e, consequentemente, para as casas próximas.
A demanda foi encaminhada à Secretaria de Comunicação e Secretaria do Verde para averiguar o que poderá ser feito a respeito da situação. A secretária de Comunicação nos retornou no final da tarde dizendo que a coleta já teria sido normalizada.