Últimas Notícias

Sabesp realiza melhorias no sistema de abastecimento de água em Botucatu

A Sabesp está realizando uma série de obras para melhorar o sistema de abastecimento de água no município de Botucatu. Uma delas, a duplicação da adutora de água tratada que abastece o Centro de Reservação (CR) Cohab, já está em operação e foi, com mão de obra própria, realizada entre 12 de julho e 27 de agosto de 2021.

Localizado na Avenida Dr. Jaime de Almeida Pinto nº 400, o CR Cohab é um dos reservatórios que abastecem o município. Atualmente com 1 milhão de litros de capacidade de armazenamento de água tratada, é responsável por atender a 12.000 ligações dos setores Cohab I e Vila Mariana, o que corresponde beneficiar aproximadamente 40.000 moradores.

Para melhorar a capacitação do reservatório, a adutora de água tratada que liga o CR à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Botucatu foi duplicada, totalizando uma extensão de 2,7 quilômetros. Só nesta obra foram investidos R$ 610.800,57. Em breve, o reservatório também terá obras para duplicação da capacidade de armazenamento.

Barragem do Rio Pardo: segurança hídrica a Botucatu por décadas

Além do benefício imediato aos bairros atendidos pelo CR Cohab, a Sabesp está empreendendo na maior obra hídrica da história de Botucatu. Trata-se da Barragem do Rio Pardo – localizada próximo a represa do Mandacaru – e que terá como principal objetivo garantir o abastecimento aos botucatuenses por décadas, sendo uma alternativa a futuros períodos de estiagem.Com investimento de R$ 56,19 milhões por parte da Sabesp (incluindo obras, gerenciamento e desapropriações), a nova barragem atualmente está em fase de injeção de tratamento das fundações da barragem de concreto e do vertedouro (estrutura que afere e controla a vazão de água) e também na execução da barragem de terra da margem direita.

A área total do empreendimento é de 280 hectares, sendo destes 130 destinados à área de proteção permanente. A barragem em si terá 566 metros de extensão, profundidade entre 15 a 20 metros e com capacidade para comportar 10 bilhões de litros d’agua, o equivalente a 3.600 piscinas olímpicas. O início das operações para coleta e represa de água está previsto para o segundo semestre de 2023.

“Estamos muito animados quanto à segurança hídrica para o futuro de Botucatu. Os empreendimentos que a Sabesp vem realizando são necessários para nos prepararmos a todos os possíveis cenários no futuro. Nossa prioridade sempre será oferecer o abastecimento e a qualidade da água que captamos, reservamos, tratamos e distribuímos”, reforçou o superintendente da Sabesp na região do Médio Tietê, Maurício Tápia.

Apesar das melhorias no sistema de abastecimento de água em Botucatu, sejam elas imediatas ou futuras, a Sabesp reforça o pedido para que os habitantes façam o uso racional da água e que sejam evitados desperdícios, especialmente em períodos de poucas chuvas. O uso consciente da população é um dos três pilares para o equilíbrio no sistema de abastecimento de água, ao lado do ciclo anual de chuvas e dos serviços realizados pela Sabesp.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Unidades de Saúde dão início a Campanha de Nacional contra Poliomielite e Multivacinação

Todas as unidades de saúde de Botucatu já estão realizando a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. ...