São João da Boa Vista: Avião faz pouso forçado em rodovia após pane

O piloto que fez um pouso forçado em uma rodovia em São João da Boa Vista (SP), após uma pane em um avião monomotor, afirmou que a ”única opção que tinha era tentar se salvar”. Ninguém ficou ferido no incidente.

Guilherme Censoni, de 44 anos, fazia um voo teste na aeronave modelo Pitts Experimental, na tarde de domingo (21), quando o motor começou a falhar. O pouso forçado aconteceu por volta das 13h no km 230 na Rodovia Adhemar Pereira de Barros (SP-340).

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga as causas.

Em entrevista ao g1 nesta segunda-feira (22), o piloto que atua há 25 anos na área da aviação contou que no momento da pane viu apenas um carro na pista sentido São João e que conseguiu passá-lo e pousar bem à frente para evitar um acidente.

“Ali tinham muitas curvas, acabei conseguindo levar o avião até uma parte mais reta. Apesar de ser uma subida e ter ponte, passei por baixo da rede de alta tensão e tinha um carro na rodovia. Passei por cima dele para evitar pousar atrás e acabei pousando na frente”, contou.

Segundo Censoni, a aeronave estava a cerca 150 km/h e, com condições normais, é possível pará-la em até 200 metros de pista, mas com o motor parado não havia muito tempo, por isso foi necessário tomar uma rápida decisão rápida e assertiva.

“Fiquei bem tranquilo, porque a única opção que tinha era tentar me salvar, não acertar outros veículos e salvar o avião. Você pensa em tudo na hora, mas é tão rápido que não dá tempo de ter medo. Se você se você se deixar dominar pelo medo, acaba tomando decisões erradas. Você tem que tomar a decisão mais certa possível”, disse.

O professor Gerson Marcelo Camargo, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), explicou ao g1 que a aeronave usada para recreação e acrobacias aéreas é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos e decolagens.

Ao tocar o solo, Censoni levou o avião para uma alça de acesso da rodovia e acabou atingindo uma placa de sinalização. “A única coisa que não deu 100% certo foi ter acertado essa placa”, disse o piloto, que não se feriu.

Primeiro voo teste

Censoni contou que ele e amigos trabalham na montagem do avião há cerca de 3 anos. Na fase final do projeto, a aeronave passou por todos os testes necessários em solo e no domingo partiu para o primeiro voo para homologação e certificação.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.