Promoção da saúde de pessoas idosas é Pró-Saúde é alvo do Programa do Instituto Floravida

O Pró-Saúde é um Programa do Instituto Floravida que atua na promoção da saúde de pessoas idosas. Em um processo educativo e participativo, as atividades do Programa são desenvolvidas com foco no uso e cultivo de plantas medicinais e nas Práticas Integrativas e Complementares do SUS (por exemplo: Danças, Meditação, Yoga, etc.). O Pró-Saúde acontece nas unidades do SUS: Unidade de Saúde da Família do Jardim Iolanda, Unidade de Saúde da Família do Jardim Santa Eliza, Oficina Terapêutica Estação Girassol, SARAD (Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas), Centro Saúde Escola Vila Ferroviária. Para o desenvolvimento das atividades, o Pró- Saúde estruturou um Jardim Mandala de plantas medicinais e um Viveiro de mudas feito de bambu em cada unidade.

O Programa conta com importantes parcerias que tornam possível o desenvolvimento do projeto: Prefeitura Municipal de Botucatu (Secretaria de Saúde, Secretaria do Verde, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Obras) e UNESP (Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA/UNESP, CMI Conselho Municipal do Idoso, Faculdade de Medicina – FMB/UNESP e Instituto de Biociências-IB/UNESP).

No ano de 2021 o Programa não pôde atender integralmente os beneficiários devido aos protocolos sanitários em combate ao Novo Coronavírus. Em 2022 o Programa retomará as atividades presenciais, dentro das unidades de saúde citadas. Se você é idoso ou conhece algum idoso que tenha interesse em participar, é só entrar em contato nos telefones: (19) 99624-2310 (Stéfano) ou (14) 981673884 (Talita).

O programa é perfeito para o idoso que gosta ou busca socializar, trocar conhecimentos, participar de atividades lúdicas e atividades físicas, cultivar plantas e mexer com terra e jardinagem, e de quebra, cuidar da própria saúde.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.