Saúde orienta a importância de se ter um Carnaval seguro

A Campanha visa um carnaval com respeito e proteção, estimulando o uso de preservativos em todas as relações sexuais durante o carnaval, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a 39 anos já que números do HIV no Brasil demonstram aumento entre homens jovens. Pretende estimular o uso do preservativo, para que o Carnaval seja somente um período de diversão com boas lembranças no futuro.
Os jovens têm sido foco de campanhas de prevenção nos últimos anos. Pesquisas apontam que o uso do preservativo não é consistente entre os mais jovens, embora o nível de informação seja elevado em relação à forma de prevenção ao HIV. Os casos de HIV têm aumentado no país e a aids é uma doença que ainda não tem cura.
Por isso, o Ministério da Saúde, a Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, através dos Programas Municipais DST/Aids tem feito esforços crescentes para estar mais próximo deste público. A Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira aponta que 45% dos entrevistados disseram não ter recorrido ao preservativo nas relações sexuais eventuais. A mesma pesquisa mostra que 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é a melhor forma de evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Estima-se que 866 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil.
O Ministério da Saúde disponibilizou 130 milhões de preservativos masculinos aos estados, para distribuição no carnaval. Nosso município pretende distribuir mais de 10.000 mil preservativos neste período.
O uso da camisinha é a forma mais simples de proteção contra o HIV e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) como a sífilis e o HPV, além de prevenir uma gravidez indesejada.
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal DST/Aids, estará realizando a campanha de prevenção no carnaval, em parceria com a Secretaria de Cultura, que estará disponibilizando preservativos e material informativo de prevenção em IST/HIV/Aids em todos os eventos de carnaval programados no município. Todas as Unidades de Saúde também disponibilizam durante o ano todo preservativos gratuitamente, e nessa semana estarão realizando várias ações educativas de orientação e prevenção em IST/HIV/Aids. Além das unidades e dos eventos, disponibilizamos pontos de distribuição de preservativos em vários locais para facilitar o acesso, como rodoviária, rádios, clubes recreativos e bares de grande circulação de pessoas.
O carnaval é festa, alegria e diversão garantida. Use camisinha, faça o teste de HIV e conheça todas as formas de prevenção!
Programa Municipal DST/Aids – 3811.1606
Av. Santana, n.23 – Botucatu/SP

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.