Saúde realiza Campanha Fique Sabendo durante o mês de dezembro

Chegamos a 15ª edição da Campanha Fique Sabendo, uma campanha de iniciativa do Programa Estadual de DST/AIDS do Estado de São Paulo para testagem do HIV e da sífilis. A Secretaria de Saúde de Botucatu, através do Programa Municipal DST/AIDS, em parceria com a Organização Social Pirangi, vem aderindo a campanha desde o primeiro ano.

A Campanha tem por objetivo estimular a população a realizar o teste de HIV e de Sífilis, principalmente quem tem vida sexual ativa, nunca realizou o teste de HIV e/ou sífilis na vida e pertence aos grupos mais atingidos pela Aids e pela sífilis

Todas as 22 unidades de saúde, mais o Espaço Saúde ao lado do SAMU, executam o teste rápido de HIV e sífilis, e oferecem suporte, tratamento e acompanhamento, não só na campanha, mas durante o ano, intensificando as ações neste período. Serão realizadas também atividades de Campanha, com a realização dos Testes em alguns pontos da cidade. Sendo eles:

– Dia 01/12 (quinta-feira) – Cohab I  –  Das 16 às 19 horas

– Dia 03/12 (sábado) – Praça do Bosque – Das 9 às 13h30

– Dia 04/12 (domingo) – Rio Bonito – Das 9 às 14 horas

– Dia 06/12 (terça-feira) – CDHU – Vila Jardim – Das 16 às 19 horas

A Campanha visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico é parte essencial do enfrentamento da epidemia de aids em nosso estado.

No estado de São Paulo, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/Aids e da sífilis avançou, mas ainda há muitas pessoas que são portadoras do HIV e que estão com Sífilis sem saber.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é 1º de dezembro, mas o mês inteiro passa a ser dedicado a atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) desde a publicação da Lei 13.504/2017, sancionada pelo presidente da República

O tema da Campanha “Fique Sabendo – Faça o teste da Aids e da Sífilis” pretende destacar a importância do diagnóstico precoce destes dois agravos principalmente entre os mais jovens.

A maioria das pessoas infectadas não acha que precisam se testar. Melhor fazer o teste e realizar o tratamento, do que ficar na dúvida e transmitir a doença a outras pessoas. Pense nisso!

Mais informações:

Campanha Fique Sabendo 2022

Programa Municipal DST/HIV/AIDS

Telefone: (14) 3811-1606

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.