Tenho tudo ou não tenho nada?

Nossa vida aqui é ”um sopro”. Em um dia temos tudo, no outro, podemos não ter nada.

Nós não podemos acrescentar ”nem um palmo” diante de nossas vidas, e de uma hora para outra, podemos perder tudo o que construímos e lidar com ”reconstruções inesperadas”.

Ontem, vivemos aqui na cidade onde moro, um momento de dor causada por chuvas intensas, enchentes que resultaram em pontes caídas, locais destruídos, casas que foram arrastadas pela água e pessoas que perderam tudo o que tinham, bens e algumas, até suas vidas.

Às vezes corremos tanto para alcançarmos objetivos, sonhos, trabalhamos incessantemente para pagarmos as contas e somos as vezes ”sugados” pelas necessidades do dia a dia, e nem sempre, paramos para refletir sobre ”o que realmente estamos buscando”, ou ”quanto tempo nós temos aqui” e até mesmo, ”para que, fazemos tudo o que fazemos”.

Essas são perguntas que nem sempre ”gostamos de ouvir” ou parar para pensar, porque alguns de nós, sentem uma sensação ruim, de perda ou negatividade, mas, outros, aproveitam a reflexão para ”fazer valer a pena” cada segundo de vida que temos vivido.

Deus fez a você e a mim e nos deu vida! Se você está lendo esse artigo, é porque está vivo e possivelmente, ativo em suas atividades e correria do dia a dia, e quanto mais ”produzimos” intensamente, menos paramos para prestarmos a atenção, de ”para onde estamos direcionando” nossas atividades e projetos.

Em um dia, podemos ter tudo e no outro podemos ter nada!

Você já parou para pensar nisso?

O que tem construído?

O que deixará como legado?

O que as pessoas mais lembrarão em relação a você?

O que você fez para impactar a vida dessas pessoas?

Não é a rotina que faz com que as pessoas lembrem-se de nós, mas o que fazemos de ”especial” na vida delas, isso sim, é o que fica marcado nos nossos corações.

O que você faz para alcançar o que mais quer?

Você trabalha a qualquer custo?

Se hoje fosse seu último dia, como passaria esse dia?

Sei que essa última pergunta é ”chocante”, porque podemos pensar ”eu nem vou pensar sobre isso” ou talvez dizer: ”eu entraria em desespero total, porque tenho muito ainda para viver”, mas, se o seu coração for sábio, buscará entender o mistério da vida após a morte na paz que transcende todo entendimento, descansando nos braços do Pai!

Quando cremos e recebemos Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas almas, temos a promessa de uma vida eterna com Deus; sem lutas, sem dor, sem maldade, sem crueldade, sem catástrofes, sem perdas e sem sofrimento, mas de perfeição, paz, amor e imensa alegria junto a Ele, para sempre, e isso vai muito além do que uma carreira ou vida empresarial de sucesso e realizações, mas de uma vida eterna, então, hoje ainda há tempo de buscarmos entender mais sobre isso, porque decisões que tomarmos hoje nessa vida passageira, influenciarão em nosso futuro por toda a eternidade.

Mas, o que fazer quando vivemos tempos de ”termos tudo” ou ”não termos nada”

Fases boas e fases difíceis virão sempre! Em alguns momentos estaremos nas melhores fases que poderemos usufruir de conquistas e realizações; e em outras, precisaremos recomeçar e reconstruir com o que tivermos.

Podemos refletir sobre o texto que fala sobre as ”7 vacas gordas e as 7 vacas magras” ou seja, fases de abundância e fases de escassez; podemos pensar sobre as fases de Jó que tinha tudo, sendo o homem mais rico da região e de uma hora para outra, perdeu todos os seus bens, seus 10 filhos e sua saúde; mas de todas as fases, precisamos nos firmar naquele que nos sustenta, reconhecendo que tanto nas fases boas quanto nas ruins, Deus é quem nos sustenta, porque ”o homem não pode receber coisa alguma, se não for dada do céu” (João 3:27), então, é preciso reconhecer que tudo o que temos, somos e fazemos, é pela graça de Deus que opera em nós e através de nós.

Agora que entendemos isso, é preciso saber que, o que define você, não é a fase em que você está, mas quem você é em cada uma dessas fases!

”O homem é provado pelos elogios que recebe” (Pv 17:21).

Quem nós somos quando estamos nas fases boas e nas fases ruins?

Como agimos com as pessoas a nossa volta e quais são os frutos dos nossos pensamentos?

”Lidar com imprevistos” é fundamental, pois ”nenhum trabalho ou patamar trará segurança total” a ponto de não termos mais preocupações; ou seja, se focarmos nossa energia em objetivos do tipo: ”quero estudar para tal concurso, aí sim estarei tranquilo e estável para sempre” ou ”quero levar minha empresa para tal patamar, assim, estarei de boa” ou ”quero alcançar esse cargo de liderança, assim, alcançarei meu objetivo”. Enfim, para todo e qualquer cargo, bens e busca que você tiver, é importante sempre ”ter equilíbrio” em sua vida, sem deixar ”pendências”, pois não sabemos o nosso ”lugar na fila” e nosso último momento aqui, E falo isso, não para trazer um choque, mas para trazer reflexão, para que possamos lembrar que nossa vida, tem começo, meio e fim; e quanto mais ”planejarmos e selecionarmos” o que é útil e o que é inútil, vivermos em cada fase, evitaremos dificuldades desnecessárias, perdas e frustrações por más escolhas; e poderemos selecionar o que é mais importante de termos na vida, para não corrermos o risco de termos a sensação de que ”fomos conforme o vento”, ”deixando a vida nos levar” para qualquer canto, repetindo ciclos e hábitos que não nos fazem bem, ou acreditando que fases boas são eternas. Tudo passa! Fases boas e ruins, então, é preciso ter sabedoria para lidar com cada uma delas, entender os ciclos e momentos, para saber aproveitar ao máximo o que cada uma delas têm, e não vivermos uma nova fase, pensando na fase anterior, nem vivermos a fase atual, pensando na que virá, mas vivermos cada uma delas com o que já temos nas mãos, fazendo o melhor uso do que temos com as ferramentas que podemos, planejando e buscando cumprir sonhos e objetivos sempre com equilíbrio; ou seja, dedicação para fazermos nosso melhor, planejar coisas grandes e buscar realizações; mas, não deixarmos outras áreas das nossas vidas de lado, pois cada minuto é precioso, não voltará mais e quando menos esperarmos, tudo pode mudar, para melhor ou para pior.

Então, é preciso entendermos 2 pilares que andam juntos:

1- Precisamos sempre pensar no ”melhor”, como lemos: ”tenha cuidado com o que você pensa, porque sua vida é regida pelos seus pensamentos” (Pv 4:23), então, é preciso sempre pensar de forma positiva, construtiva, focando para o futuro, com perseverante oração diante do Pai, e pedindo sempre com fé, e agindo para que as coisas aconteçam da melhor forma possível, buscando fazer nosso trabalho e viver nossa vida sempre da melhor maneira, melhorando sempre quem somos e nossas habilidades e capacidades.

2 – Precisamos lembrar que nossa vida é passageira, e para isso, refletirmos em alguns momentos no que mais estamos construindo e ”para que”? ou ”por que”? e mais do que isso, se estamos firmados na videira verdadeira ou se estamos ”soltos agindo por nós mesmos” escolhendo nosso próprio caminho sem a direção de Deus, o que parece correto aos nossos olhos, mas nem sempre, será caminho de vida.

Então, é necessário alinharmos nossos planejamentos em uma vida ideal conforme o que Deus quer para cada um de nós, e confiarmos que ”nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Rm 8:1), e saber que independentemente do trabalho que você atuar, ”tudo o que te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças” (Ecl 9:10), e ”de tudo o que você fizer, faze de todo o coração como para o Senhor e não para as pessoas” (Cl 3:23), e ”pondera a vereda dos teus pés, e serão seguros todos os seus caminhos” (Pv 4:26).

”Ensina-me a contar meus dias, para que eu alcance um coração sábio” (Sl 90:12).

Fique com a intenção positiva dessas palavras para que essa reflexão possa trazer um direcionamento do que estamos realmente buscando em nossas vidas e para onde isso nos levará. Que você possa ter discernimento e sabedoria de identificar os limites de cada ação, etapa, trabalho e condutas, onde estiver e que assim, Deus possa ser glorificado através de sua vida. Lembre-se ”hoje é tempo de recomeçar!!

Deus abençoe muito a você e sua família.

Um forte abraço,

Sandra Bertotti – www.consultoriocoaching.com.br

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Últimas atualizações do Boletim Corona Virus para a região de Botucatu

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) atualiza suas principais informações desta sexta-feira, 11 de setembro: ...