The Cardigans e um disco incrível que vai além de “Lovefool”

Em 17 de Setembro de 1996, há mais de 23 anos, a banda sueca The Cardigans lançou o seu terceiro disco de estúdio, First Band on the Moon, e conquistou o planeta todo.

Muito se deve ao mega hit “Lovefool”, uma semi-balada incrível com um refrão pegajoso que fez com que o álbum se tornasse o mais vendido do quinteto nos Estados Unidos, com quase 700 mil cópias.

Acontece que o álbum é muito mais que isso, tendo canções incríveis e até uma cover de Black Sabbath (!).

The Cardigans

Loading video

O terceiro disco do grupo veio apenas um ano após o segundo trabalho, Life, que não teve nenhum grande hit global mas foi um grande sucesso em países como o Japão.

Para aproveitar o buzz, a banda entrou em estúdio e gravou o novo álbum entre Setembro de 1995 e Junho de 1996, contando com o produtor Tore Johansson.

Talvez você não conheça o seu nome, mas anos depois, em 2004, ele produziu o disco homônimo de estreia do Franz Ferdinand, com mega hits como “Take Me Out”.

O processo de divulgação de First Band on the Moon começou com “Lovefool” e o hit escrito pelo guitarrista Peter Svensson com a vocalista Nina Persson chegou a posições importantes das paradas do mundo inteiro, inclusive ganhando o topo do Top 40 Mainstream na Billboard.

Após seu sucesso vieram os singles “Been It” e “Your New Cuckoo”, que não foram nem de perto tão bem sucedidos quanto o primeiro som mas mostraram para os mais atentos que estávamos lidando com uma banda especial.

First Band On The Moon

Loading video

Flertando com o rock alternativo, o pop rock do Cardigans apareceu na forma de 11 faixas em um disco que foi muitíssimo bem recebido pela crítica, com notas como 8.1/10 da exigente Pitchfork e 8/10 da britânica NME.

Entre as autorais ainda aparece uma releitura com ares de trip hop do clássico “Iron Man”, do Black Sabbath, que mostra como a banda estava disposta a ousar e mostrar que era muito mais que um grupo popular com mais um hit nas paradas.

Dois anos depois veio um novo álbum (Gran Turismo), mais um hit (“My Favourite Game”) e um clipão da porra pra canção, mas o disco levemente menos consistente que seu antecessor mostra como First Band On The Moon é uma das pérolas dos Anos 90 que muita gente deixou passar batido.

fonte: site tenhomaisdiscosqueamigos

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.