Trabalhadores com mais de 60 anos

O dia do trabalho me trouxe uma interessante reflexão…

Os idosos são força de trabalho importante para o progresso do país, por que não dizer, do Mundo!

Encontrei alguns dados bastante curiosos a respeito disso.
Segundo o IBGE, com o envelhecimento da população, há cada vez mais idosos em busca de emprego no Brasil. O
país tem 7 milhões de trabalhadores acima de 60 anos, e a força de trabalho no país deverá ficar cada vez mais nas mãos de quem é experiente.

O envelhecimento da população brasileira tem acentuado uma tendência no mercado de trabalho. Há cada vez mais idosos estão ocupando o mercado de trabalho.

“Eu tenho vontade, tenho necessidade e tenho competência para trabalhar. Eu tenho cabeça para isso”, diz César, 68 anos, corretor de seguros, filho de um paciente no Vovô Dia. “E para eu trabalhar, deixo meu pai aqui no Vovô Dia com toda segurança e cuidados que ele merece”.

O Brasil tem hoje 7 milhões de trabalhadores acima de 60 anos. E a força de trabalho no país deverá ficar cada vez mais nas mãos de quem é experiente, de acordo com a projeção da Fundação Getúlio Vargas. E acrescenta, em 2040, 57% dos trabalhadores terão mais de 45 anos. E uma pesquisa de uma plataforma de empregos para quem tem mais de 50 anos, Maturi; indica que 57% das empresas querem contratar essas pessoas.

“Elas entendem a importância, que isso vai afetar o futuro dos negócios em breve, e que elas vão ter que fazer algo a respeito. E para os 60 mais, também entender que tem de se adaptar para o novo mundo do trabalho.

“Toda a minha experiência é muito válida, mas eu não posso ficar muito apegado àquilo. Eu preciso olhar para as novidades e me mexer, me atualizar”, explica Celso que realiza oficina de dança no Vovô Dia, junto com a esposa.

Comprometimento, maturidade emocional, conhecimento, experiência; são inúmeras as qualidades dos profissionais que tem mais idade.

Pensando nisso, uma empresa, em Botucatu, resolveu abrir um processo seletivo específico para contratar quem tem mais de 55 anos. E, nos últimos dois meses, já foram 22 vagas preenchidas.

Quando você mistura as jovens gerações com as gerações mais sênior num ambiente de troca, de compartilhamento de informação, de conhecimento, todo mundo sai ganhando. A empresa sai ganhando porque vai ter um grupo mais apto a ser inovador, a tomar melhores decisões, e as pessoas também saem ganhando porque aprendem umas com as outras. Não é o fato de ser mais sênior que você não vai aprender com quem é mais jovem, e o contrário, também”, diz Célia Matos, gerente de RH do Vovô Dia.

Independentemente da dificuldade que o idoso tenha de se recolocar no mercado, ele precisa se atualizar. Dentro da sua especialidade, do seu perfil, ele tem que estar constantemente se atualizando, mas também dividindo sua expertise e conhecimento com os trabalhadores mais jovens.

Dra. Júlia Beatriz Coelho

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.