Trabalhadores do Programa “Botucatu em Frente” reclamam das condições de trabalho

O “Botucatu em Frente” é uma iniciativa da Prefeitura de Botucatu, que visa oferecer oportunidades de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade. O programa é uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e as Secretarias Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico.

Apesar disso, algumas trabalhadoras, participantes do programa, têm levantado preocupações importantes como a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) que são fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores nas suas funções de serviço braçal. A falta de equipamentos como: uniformes, botinas, óculos, luvas e máscaras; podem colocar em risco a saúde dos participantes. E isso, é uma questão que precisa ser abordada com urgência, pois é proteção contra acidentes aos trabalhadores.

Outra reclamação, é sobre a ausência de pausas adequadas para descanso; oferta e utilização de banheiros, e a falta de pontos de hidratação. Nos últimos dias, foram registrados, em Botucatu, temperaturas de até 40°C e períodos de pico do sol e muitas relataram que, muitas vezes, não é fornecido água para beber; pode afetar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

O comportamento desrespeitoso de alguns chefes de equipes e situações de assédio moral, que acaba criando um ambiente de trabalho hostil e impactar negativamente a motivação e o desempenho dos participantes.

Uma demanda também foi a falta de direitos trabalhistas. Elas informaram que a Prefeitura não registra esses funcionários e que eles são submetidos a vínculo empregatício, caracterizado por pessoalidade (exclusividade na prestação do serviço); a habitualidade (prestação de serviço permanente); onerosidade (o trabalhador recebe remuneração pelo trabalho desempenhado); e subordinação (existe supervisão como o trabalho deve ser desempenhado).

Para que o ‘Botucatu em Frente’ continue a ser uma ferramenta eficaz na promoção da inclusão social e econômica, é vital que essas questões sejam resolvidas. Melhorar as condições de trabalho e garantir o respeito e a segurança dos participantes são passos fundamentais para o sucesso contínuo do programa e são exigências que todo empregador deve ter com os seus trabalhadores.

créditos da foto: Prefeitura de Botucatu

 

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.