Transplante Renal do HCFMB tem 65% de pacientes da lista de espera do Estado

O Serviço de Transplante Renal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) atende atualmente 65% da lista de espera de pacientes que precisam de um transplante de rim do Estado de São Paulo. Este número é um dos maiores já atendidos pelo Serviço, que em 2025, já realizou cerca de 15 transplantes renais.

Comparado aos demais centros de transplantes renais, o HCFMB é um dos primeiros centros transplantadores do Estado. A lista de espera do interior paulista conta com cerca de 1.300 pacientes. Dentre eles, 864 são do HCFMB.

“O Brasil tem o maior programa público de transplantes do mundo e o HCFMB desempenha papel de relevância na realização destes procedimentos no interior de São Paulo”, afirma Luis Gustavo Modelli, Chefe do Serviço de Transplante Renal do HCFMB.

Modelli destaca a importância de inscrever o paciente em lista. “No Brasil, apenas 20% dos pacientes que devem passar pela análise de transplante estão inscritos na lista de espera. Nosso intuito é trabalhar para que o paciente tenha acesso ao transplante e seja tratado adequadamente”, diz.

Desde 1987, o Serviço de Transplante Renal teve um aumento progressivo no número de transplantes: atualmente, cerca de 100 transplantes são realizados por ano no HCFMB. Em 2022, o Serviço foi classificado como Nível A pela avaliação de indicadores do Programa de Qualidade no Processo de Doação e Transplantes (Qualidot), criado pelo Ministério da Saúde.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.