Você sabia que Pardinho é dono do maior Aquífero do Brasil?

O Aquífero Guarani é o maior manancial de águas doces subterrâneas transfronteiriço do mundo, estendendo-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

As cidades de Pardinho, Conchas, São Manuel, Torre de Pedra, Bofete e Itatinga, todas na mesma região, possuem mais de 40% de sua área no afloramento do Aquífero Guarani.

Essas águas são cristalinas, doce e potável, são dotadas de poderes terapêuticos devido a sua formação vulcânica.

Elas afloram e percorrem colinas e montanhas desaguando em incríveis cachoeiras e afluentes do Rio Pardo.

O Polo Cuesta conta com mais de 70 cachoeiras espalhadas por propriedades privadas da região.

A figura ao lado é a queda 2 da Fazenda Pavuna, utilizada para Rapel.

Quer saber sobre as cachoeiras da região da Cuesta?

Vamos começar pegando a estrada Marechal Rondon de Pardinho em direção a Botucatu, antes de chegar no pedágio vire á direita na placa FAZENDA DA PAVUNA, estacione o carro e boa trilha!

A Fazenda da Pavuna é uma propriedade privada e é uma fazenda de café, nessa propriedade encontram-se

5 cachoeiras e um lago para banho maravilhoso!

O ideal é contratar um guia local, pois as trilhas são de médio e difícil nível, a entrada na propriedade custa 10,00 por pessoa ou 25,00 ao dia para acampar.

Vem com a gente nessa aventura!

O  lago surgiu no inicio da construção da estrada, na fazenda existia uma área de pedreira que estava sendo utilizada, a água veio do subsolo e inundou o local, transformando em um cenário de filme com águas cristalinas

O ideal é fazer as trilhas, passar pelas cachoeiras e finalizar o passeio no rio para relaxar! Vá de tênis e calça confortável.

No local não vende comidas nem bebidas, leve água e um lanche e lembre-se de trazer seu lixo com você!

Ajude a preservar a natureza!

contato de guias :

https://turismo.botucatu.sp.gov.br/-guias-de-turismo-de-botucatu/

 

Colunista: Juliana Gomes

 

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.