Especialistas em gestão pública afirmam que, para a inauguração de uma obra pública precisa estar concluída para ser inaugurada. Várias jurisprudências também evidenciam a responsabilidade do gestor e os riscos inclusive de multas e perda de direitos políticos em relação a inauguração de obras inacabadas.
No caso do Hospital do Bairro, o que se observa é que o Hospital não está em funcionamento por que a obra de reforma não foi terminada e ainda esta sem equipe e sem insumos para que seja realmente utilizado pela população. Portanto, está muito aquém do padrão necessário de segurança e sanitária para o seu real funcionamento. E portanto, não deveria ter sido inaugurada, o que tem provocado consternação e revolta pela população e deixando a comunidade sem os…
Alpha Notícias recebeu reclamações de munícipes de Botucatu e constatou que o Hospital do Bairro ainda não está pronto para atender à população, apesar de ter sido inaugurado no último dia 30 de dezembro de 2024, inclusive com a presença do Vice-Governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD); o Secretário Estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab que também presidente nacional do partido PSD e o Secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva (PSD).
No entanto, no último sábado (04), a equipe da Alpha Notícias esteve no Hospital do Bairro após receber um pedido de um ouvinte que relatou dificuldades ao tentar realizar um exame de raio-X. Segundo o relato, ao chegar à unidade, encontrou um cartaz informando que não havia energia elétrica e que era necessário ligar para reagendar o exame. Essa situação levanta questões sérias sobre a funcionalidade e a prontidão das novas dependências hospitalares recentemente inauguradas.
O Hospital do Bairro (Sorocabano) deveria ter sido um marco na melhoria do atendimento à saúde da comunidade. Entretanto, informações apuradas pelo Alpha Notícias revelam que a obra foi apressadamente entregue pelo ex-prefeito, que visava concluir a construção antes do final de seu mandato.
Essa decisão parece ter sido tomada sem a devida consideração pela qualidade e pela segurança do atendimento à população que há anos aguarda pela reabertura deste hospital que foi fechado desde maio de 2011.
Durante a visita ao local, a equipe da Alpha constatou que, na verdade, o hospital ainda está longe de estar pronto para oferecer serviços adequados.
Problemas visíveis incluem a falta de uma instalação elétrica funcional, pisos inacabados, paredes sem acabamento, instalação hidráulica incompleta, áreas sem forro no teto e sistema anti-incêndio e para-raio inacabados.
Além disso, consta no Portal Transparência a abertura de tramitação para compra de insumos, medicamentos e materias hospitalares. hospitalares.
Contudo, o mais preocupante é a falta de transparência na contratação de funcionários capacitados para assumir as funções essenciais ao funcionamento de uma unidade de saúde hospitalar.
Especialistas em gestão pública afirmam que, para a inauguração de uma obra pública precisa estar concluída para ser inaugurada. Várias jurisprudências também evidenciam a responsabilidade do gestor e os riscos inclusive de multas e perda de direitos políticos em relação a inauguração de obras inacabadas.
No caso do Hospital do Bairro, o que se observa é que o Hospital não está em funcionamento por que a obra de reforma não foi terminada e ainda esta sem equipe e sem insumos para que seja realmente utilizado pela população. Portanto, está muito aquém do padrão necessário de segurança e sanitária para o seu real funcionamento. E portanto, não deveria ter sido inaugurada, o que tem provocado consternação e revolta pela população e deixando a comunidade sem os serviços de saúde que tanto necessita.
A população merece respostas e, principalmente, um hospital que funcione plenamente, com condições adequadas para atender suas necessidades. O Alpha Notícias continuará acompanhando essa situação e cobrando providências das autoridades competentes para que o Hospital do Bairro se torne, de fato, um espaço de cuidado e acolhimento à saúde da população.
O atual prefeito, Fábio Leite e a assessoria de comunicação da Prefeitura foram procurados pela equipe do Portal Alpha Notícias e até o fechamento desta matéria não se pronunciaram.
Assista a reportagem: