AFPESP reforça necessidade de prevenção ao câncer de próstata

O médico Álvaro Gradim, presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), ressalta a importância da campanha Novembro Azul, referente aos cuidados com a saúde integral da população masculina, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. “É necessário que se realize um controle médico periódico, no mínimo anual, para verificar os fatores de risco cardiovasculares, como colesterol, pressão sanguínea e volume de açúcar no sangue, bem como detectar no início outros fatores potencialmente causadores de doenças”.

Quanto ao câncer de próstata, especificamente, trata-se do segundo mais recorrente entre os brasileiros, atrás apenas do de pele. Considerando ambos os sexos, também é o segundo mais comum. É uma enfermidade característica da terceira idade, pois 75% dos casos, em todo o mundo, ocorrem a partir dos 65 anos. “Em nosso país, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, em 2020, ocorrerão 65.840 novos casos da doença, que mata cerca de 15,5 mil homens por ano no Brasil”, observa o médico.

Os principais fatores de risco são genéticos (pai ou irmão que tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos), excesso de gordura corporal e exposição a aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, escape dos veículos, hidrocarbonetos, fuligem e dioxinas. “O diagnóstico precoce é o meio mais eficaz para reduzir sua mortalidade”, enfatiza o presidente da AFPESP, explicando: “Pode ser feito por meio de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, quando há sintomas sugestivos, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes e sangue na urina. Na maioria das vezes, tais sintomas não são causados por câncer, mas é necessário que sejam sempre investigados rapidamente por um médico”.

Quanto ao rastreamento periódico, por meio do toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue, deve ser feito apenas quando houver orientação médica.

“Cuidar da saúde é fundamental. É um ato de responsabilidade de todos os indivíduos perante eles próprios, suas famílias e a sociedade”, salienta o presidente da AFPESP, entidade com 246 mil associados, aos quais são sempre dirigidas campanhas de prevenção e valorização da vida.

Para reforçar a importância da data, a entidade incentiva seus associados a fazer, frequentemente, exames preventivos para diagnóstico da doença em suas fases iniciais. Sobretudo todos os homens, acima de 40 anos. Estes devem se submeter aos exames específicos, como prevenção a este tipo de câncer.

Nesse sentido, a AFPESP oferece a seus associados acesso à Rede Afinidade, que permite a realização destes e de outros testes com preços menores.

O acesso a esse serviço pode ser feito via Dr. App. No aplicativo é possível escolher entre diversos laboratórios que realizam esses testes.

Sobre a AFPESP

A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) é uma entidade sem fins lucrativos e direcionada ao bem-estar dos servidores civis estaduais, municipais e federais atuantes do território paulista. Fundada há oito décadas, é a maior instituição associativa da América Latina, com mais de 246 mil associados.

Está presente em mais de 30 cidades. Tem sede e subsede social no centro da capital paulista, 20 unidades de lazer com hospedagem em tradicionais cidades turísticas litorâneas, rurais e urbanas de São Paulo e Minas Gerais, além de 14 unidades regionais distribuídas estrategicamente no Estado de São Paulo.

com Assessoria

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.