Escola Rafael inicia 2025 com dinâmica pedagógica na reunião de pais

A EMEFI Rafael de Moura Campos é uma das mais tradicionais escolas de Botucatu que faz parte da Rede Municipal de Ensino. Fundada em 1937 como Grupo Escolar, a escola atende atualmente a 292 alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) em tempo integral no Centro de Botucatu.

Para o ano letivo de 2025, a EMEFI vem apresentando projetos e dinâmicas que envolve tanto o aprendizado dos alunos quanto a aproximação e integração com os pais e responsáveis. Confira abaixo algumas delas que já estão sendo desenvolvidas:

Aulas sobre o sistema monetário
Essa dinâmica ocorre durante o primeiro semestre nas aulas de Matemática do 5º ano. O objetivo geral desta aula é proporcionar aos alunos uma compreensão sólida sobre o sistema monetário brasileiro, suas funções e a importância do dinheiro na economia. De acordo a professora Rafaela, responsável pela atividade, os alunos são estimulados ao pensamento crítico e a capacidade de análise em relação ao uso do dinheiro e suas implicações sociais e econômicas.

Dinâmica na reunião de pais
A primeira reunião de pais e mestres foi realizada no dia 17 de fevereiro. No encontro, foram apresentados os professores, as orientações da escola e também foi realizada a entrega dos Kits Escolares. Os pais foram orientados sobre como lidar com o comportamento dos filhos nesse início de ano letivo, e também como são desenvolvidas as práticas pedagógicas na escola.

Na reunião, foi realizada a Dinâmica do Monstrinho, onde eles puderam reviver a infância fazendo desenhos de monstrinhos. Segundo as professoras Heloisa e Maria Isabel, que promoveram a dinâmica, o principal objetivo dessa dinâmica foi levar os pais a perceberem que cada criança tem a sua própria forma de aprender e de ser em sala de aula.

“O momento de interação entre a família e a instituição de ensino também funciona como um elo de fidelização. Pais que não sabem o que acontece aqui não conseguem enxergar os benefícios que ela traz na vida dos seus filhos. Por isso é preciso trazê-los para dentro da escola, mostrando-os continuamente quais são os diferenciais, os valores compartilhados e como os alunos têm se desenvolvido dentro desse ambiente”, destacou a diretora da EMEFI, Priscila Roberta Ferraz do Amaral Bilicki.

Execução do Hino Nacional
Respeitando a Lei Nº 4489/04, que dispõe sobre a execução do Hino Nacional Brasileiro, da Canção Oficial do município e hasteamento da bandeira nos estabelecimentos de ensino de Botucatu, a EMEFI Rafael de Moura Campos realiza a atividade com os alunos todas as quartas-feiras em conjunto dos professores da escola.

Para a equipe da EMEFI, a importância de cantar o hino nacional nas escolas é trabalhar a cidadania, a civilidade e obter o amor e respeito à Pátria e ao nosso município.

Sobre a escola…
O nome da escola homenageia Raphael Augusto de Moura Campos, nascido em Tietê no dia 28 de outubro de 1841. Em Tietê, ocupou vários cargos públicos, como vereador, suplente de delegado e juiz de paz. Em 1880, acompanhando a marcha para o Oeste Paulista, mudou-se com sua esposa Ana Joaquina de Arruda para Botucatu, onde se tornou um grande fazendeiro.

Empenhou todos os esforços capitais, frutos da agropecuária, para o desenvolvimento da cidade. Como vereador, foi várias vezes presidente da edilidade. Como delegado de polícia, teve atuação decisiva na manutenção da ordem pública ameaçada por agitações políticas. Também foi fundador do Clube 24 de Maio e sócio-fundador da Santa Casa de Misericórdia Botucatuense.

Na educação, ajudou na criação da Escola Normal de Botucatu (atual EECA). Também contribuiu para a criação da Diocese de Botucatu e da instalação do Seminário Diocesano. Foi intendente (equivalente a prefeito na época) de Botucatu de 1902 a 1903.

Faleceu em Botucatu no ano de 1918, e seu nome e legado permanecem em Botucatu até os dias de hoje com “o Rafael”, uma das escolas da Rede Municipal de Ensino!

EMEFI Rafael de Moura Campos
Endereço: Rua Visconde Rio Branco, 400 – Centro
Telefone: (14) 3811-3106

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.